
A 11ª edição da Caminhada das Vitoriosas ocorreu na manhã de domingo (17), em Porto Alegre, e teve como lema “A cada passo uma vitória”. Mais de quatro mil pessoas participaram do evento que teve concentração no Parque Moinhos de Vento (Parcão) e se dirigiu para o Parque Farroupilha (Redenção). A ação é realizada pelo Instituto da Mama do RS – IMAMA – e tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama.
De acordo com a presidente voluntária do IMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi, a Caminhada reuniu vitoriosas, voluntárias, familiares e amigos, em um dia de comemoração pela vida e de luta por um tratamento adequado e justo para todas as pessoas que passam pelo câncer. “Precisamos nos unir e continuar lutando para que esse assunto não caia no desuso. Que cada dia um número maior de pessoas comece mais cedo o tratamento e, assim, tenham mais chances de cura”, afirma.

Além disso, o evento serviu para reivindicar que leis, como a Lei Federal 12.732, conhecida como a Lei dos 60 dias, sejam implementadas. Essa Lei determina que, a partir do diagnóstico de qualquer tipo de câncer, o paciente inicie o tratamento em no máximo dois meses. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Porto Alegre segue líder entre as capitais brasileiras com o maior número de casos de câncer de mama do País.
Os parceiros da 11ª edição foram: Sistema Fecomércio-RS/Sesc, Novartis Oncologia, Liquigás e seus Revendedores Autorizados, Hospital Moinhos de Vento, Rabusch, Panvel Farmácias, Grupo LZ e Saúde no Copo.
Empresas apoiadoras voluntárias: Mythago Produções, Batuque Música, Jorge Scherer Fotógrafo e Locare.