.
 
 
Enfermeiros são preparados para discutir a emergência em radiologia
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/08/2014

Enfermeiros são preparados para discutir a emergência em radiologia

Profissionais precisam estar preparados para lidar com casos radiológicos

A Associação Gaúcha de Radiologia destaca a importância da preparação de profissionais da área da enfermagem para situações de reação adversa ao uso de contrastes. O tema foi trazido no Simpósio de Enfermagem em Radiologia, realizado durante a Jornada Gaúcha de Radiologia, entre os dias 7 e 9 de agosto. O evento focou na qualidade assistencial e a segurança do paciente. Foi uma troca de saberes entre enfermeiros que desenvolvem atividades relacionadas à radiologia. Foram abordados os diversos meios de contraste utilizados nos Centros de Diagnósticos por Imagem, seus cuidados, proteção radiológica, procedimentos, acessos venosos e efeitos adversos.

- Abordamos uma vasta temática, que foi das reações adversas ao contraste até as novas tendências de mercado. O grande diferencial foi que, pela primeira vez, tivemos uma aula teórico/prática de Suporte Básico de Vida para Radiologia, voltada à enfermagem - ressaltou a enfermeira coordenadora do Simpósio de Enfermagem na Jornada Gaúcha de Radiologia, Carla Eli.

Os participantes tiveram a oportunidade de praticar com bonecos preparados para Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP). O objetivo do Simpósio foi a qualificação profissional em relação a grande demanda diária dos pacientes. Como normalmente o enfermeiro não passa por CDIs durante a sua formação acadêmica, o grupo queria demonstrar como deveria ser o atendimento.

- Nossa maior dificuldade, como enfermeiro, é adequar a área complexa, tecnológica, ao cuidado humanizado. Em muitas vezes temos agendas a cumprir, protocolo específico para realizar e a escuta ao paciente é esquecida - afirma a enfermeira.

Os temas do simpósio foram focados na realidade vivenciada pelos enfermeiros e contou com a experiência de convidados atuantes na área. A ideia do Simpósio foi dividir as experiências e otimizar as rotinas de trabalho. Carla Eli revelou que o Simpósio foi o momento de mostrar as preocupações com a qualidade no atendimento aos pacientes e compartilhar conhecimento das atividades profissionais.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Mariana da Rosa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581