
Os usuários do SUS em Porto Alegre terão aumentada a oferta de leitos, especialidades, consultas e exames no Hospital Beneficência Portuguesa. As novidades, financiadas pelo município, em conjunto com Estado e a União, incluem a abertura de 10 leitos para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), ampliação de 25 vagas em saúde mental e 30 leitos de longa permanência voltados para para o atendimento de doentes crônicos. Isso representa 65 novos leitos que se somam aos 163 atuais. Com isso, a capacidade de internações mensais passará de 400 para 600 mensais, além de uma oferta oito vezes maior de exames e 61% superior em consultas.
A ampliação foi acordada em plano operativo firmado pela Secretaria Munipal de Saúde (SMS), Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a direção da instituição, que prevê o repasse de R$ 36 milhões anuais, em recursos municipais, estaduais e federais, para o custeio dos serviços. O documento foi assinado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli e pela secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, no gabinete da SES.
Casartelli destacou importância da abertura de novos leitos no hospital. "É mais um dos grandes hospitais de Porto Alegre, que está ampliando oferta de leitos, consultas e exames com esta parceria com Estado. Fizemos uma ação semelhante no Hospital São Lucas e também retomamos alguns serviços no Parque Belém", enfatizou.
O número de consultas iniciais no Hospital por mês passará de 521 para 843 em especialidades como neurologia e neurocirurgia, ortopedia, proctologia, urologia e cirurgia vascular. Enquanto o número de exames de endoscopia e colonoscopia mensais aumentará de 24 para 220.