.
 
 
Ricardo Affonso Ferreira vai à Brasília discutir interiorização da medicina de qualidade no país
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/08/2009

Ricardo Affonso Ferreira vai à Brasília discutir interiorização da medicina de qualidade no país

Na ocasião, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pela ONG Expedicionários da Saúde, que há seis anos presta atendimento gratuito e de qualidade às comunidades isoladas no Brasil

Discutir as alternativas para levar atendimento de qualidade em saúde às comunidades brasileiras que vivem isoladas geograficamente. Será esse o propósito da viagem que o ortopedista campineiro Ricardo Affonso Ferreira, fundador da ONG Expedicionários da Saúde, fará à capital federal. A reunião acontece no próximo dia 25 de agosto, terça-feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante o encontro, Ricardo Affonso Ferreira apresentará o trabalho médico-cirúrgico que a equipe de médicos voluntários desenvolve na região amazônica desde 2004, atendendo populações indígenas isoladas. As expedições acontecem duas vezes por ano e já contabiliza 1.802 cirurgias e 8.353 atendimentos, beneficiando cerca de 17 mil pessoas. Somente na última expedição foram 286 cirurgias e 1.391 atendimentos. “Buscamos evitar o deslocamento, que varia de 8 a 10 dias, do doente e de toda a família até os centros urbanos para conseguir uma vaga no serviço público”, explica Ricardo.

Segundo Ricardo, o objetivo da reunião em Brasília é apresentar propostas de ações ao governo que facilitem o acesso à saúde de todo e qualquer cidadão brasileiro. “O mapeamento estratégico das reais necessidades destas regiões, descentralização dos serviços de saúde e o acesso a métodos de diagnósticos eficientes são algumas das propostas”, acrescenta o ortopedista.

Sobre os Expedicionários da Saúde

A iniciativa da expedição surgiu em 2002, quando um grupo de amigos, formado por médicos e executivos em viagem ao Pico da Neblina (AM), teve a oportunidade de conhecer uma aldeia Yanomami e foram confrontados com uma realidade muito diferente da que viviam. Surgiu então a idéia de usar toda a experiência profissional deles para melhorar a qualidade de vida da população indígena daquela região. E, para isso, buscaram conhecer a cultura local. Com a ajuda de antropólogos, procuraram as instituições responsáveis pelo atendimento à saúde na região para entender como trabalhavam e assim planejar uma atuação conjunta para somar esforços. Assim, em 2003, foi oficialmente estruturada a Associação Expedicionários da Saúde.

O grupo tem apoio do Comando Militar da Amazônia, que garante o transporte da equipe desde Manaus até um ponto de apoio em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma das grandes dificuldades é o acesso aos locais de atendimento, que tem de ser feito por barcos. Também há uma forte parceria com os DSEIs - Distritos Sanitários Especiais Indígenas , Funasa e Funai , mas todo trabalho só é viabilizado em função de patrocinadores importantes que a cada expedição, contribuem com doações materiais, em serviços e financeiras.


Autor: Imprensa
Fonte: Sigmapress – Assessoria de Imprensa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581