.
 
 
Secretaria da Saúde alerta para vírus semelhante ao da dengue
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/09/2014

Secretaria da Saúde alerta para vírus semelhante ao da dengue

Transmitido pelo Aedes Aegypt, vírus chikungunya pode gerar sequelas permanentes

A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforçou em nota o alerta à população e aos serviços de saúde sobre a evolução rápida do vírus chikungunya. A doença, que é transmitida pelo mesmo mosquito vetor da dengue, teve casos confirmados no norte e nordeste do Brasil nos últimos dias. Segundo a SMS, a possibilidade de proliferação em Porto Alegre é menor que em outras regiões do país.

- A população brasileira não tem anticorpos para este vírus, o que faz com que a proliferação seja muito intensa num primeiro momento. Estudos internacionais apontam que a taxa de ataque (capacidade de proliferação) da Chikungunya pode chegar a 68% nas populações onde a doença se manifesta — afirma a enfermeira epidemologista Adelaide Kreutz, da Equipe de Vigilância a Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de pelo Aedes Aegypt, vetor da dengue, a chikungunya pode ser transmitida pelo Aedes Albupictus, presente em todo o Brasil. Segundo o médico Benjamin Roitman, coordenador da Equipe de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, a doença não é letal, mas pode gerar sequelas permanentes. A artrite aguda causada pelo vírus pode permanecer por até um ano, mesmo após o tratamento.

- Ao contrário da dengue, a chikungunya tem letalidade baixa. O tratamento se dá basicamente com o uso de paracetamol, muita hidratação e repouso — diz o Roitman.

Os sintomas, segundo Roitman, são parecidos com os da dengue: além da artrite, febre alta, dores musculares e articulares, fortes dores de cabeça e manchas na pele. A doença é transmitida exclusivamente pela picada dos mosquistos, cuja proliferação pode ser controlada evitando o acúmulo de água parada.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Ivo Gonçalves

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581