.
 
 
Agilidade minimiza sequelas e óbitos em casos de AVC
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/09/2014

Agilidade minimiza sequelas e óbitos em casos de AVC

Temido pela população, o Acidente Vascular Cerebral é tratado com mais eficiência quando o paciente chega rápido ao hospital

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de óbitos no Brasil, com mais de 100 mil mortes registradas anualmente. Além disso, o AVC é a principal causa de incapacidade no mundo, fazendo com que muitas pessoas afetadas fiquem dependentes de outras pessoas. O alerta é da presidente da Sociedade Brasileira de Doença Cardiovascular, Sheila Martins, durante a XXIV Jornada Gaúcha de Radiologia. De acordo com a especialista, o problema só será resolvido com estruturação da saúde.

- Queremos conseguir minimizar ou anular os efeitos do AVC nos pacientes. A intenção é diminuir os dados de mortalidade e de incapacidade no país. Algumas medidas precisam ser levadas a sério e trabalhadas. O paciente precisa chegar rápido ao hospital e receber o tratamento o quanto antes - ressalta Sheila Martins.

O assunto é pauta constante de médicos e preocupa a Associação Gaúcha de Radiologia. O tratamento para minimizar as sequelas do AVC inicia no momento em que o paciente chega ao hospital. O quanto antes chegar à emergência, mais chance de cura. Para isso, a especialista definiu o papel do radiologista como sendo fundamental na luta contra as sequelas do AVC com os exames realizados logo após o incidente.

- O radiologista tem papel fundamental para tratar o AVC. É este profissional que realiza a tomografia para diagnosticar qual tratamento seguir. O paciente só será operado quando os médicos recebem uma confirmação do radiologista. A união entre os profissionais é essencial, principalmente nas primeiras horas depois do AVC.

Segundo o radiologista Mario Faria, as pessoas estão conversando e procurando informação sobre o AVC, o que ajuda quando ocorrem os acidentes.

- Nos últimos anos as pessoas estão conhecendo os sintomas do AVC e a importância da urgência em levar o paciente ao hospital. Não víamos isso antes e é fundamental que sejam difundidas essas informações para a sociedade - afirma Mario Faria.

A dor no peito leva muitas pessoas ao hospital com medo do AVC e essa atitude agiliza o atendimento adequado, minimizando sequelas e óbitos.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Mariana da Rosa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581