.
 
 
Mastologista do Moinhos de Vento alerta para chances de aumento do câncer de mama nos próximos anos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/10/2014

Mastologista do Moinhos de Vento alerta para chances de aumento do câncer de mama nos próximos anos

Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência da doença

O Rio Grande do Sul é o segundo estado brasileiro com maior incidência do câncer de mama. Em Porto Alegre são 125 novos casos em 100 mil mulheres a cada ano. Para 2014 são esperados aproximadamente 57 mil novos casos no Brasil. O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na mulher e um dos maiores problemas é a dificuldade em identificar a doença no estágio inicial. Quanto antes o câncer for descoberto, maiores são as chances dos pacientes realizarem o tratamento sem a necessidade de procedimentos agressivos. Quando detectado precocemente, as chances de cura são de até 95%.

A médica chefe do Serviço de Mastologia e Coordenadora do Núcleo Mama Moinhos e Núcleo Mama Porto Alegre do Hospital Moinhos de Vento, idealizadora da pesquisa nacional sobre a Lei dos 60 dias, Maira Caleffi, ressalta que a tendência é de que esses números cresçam ainda mais. “A obesidade e a expectativa de vida maior deve provocar um aumento nos casos do câncer de mama”. A médica afirma ainda que o modelo adotado há mais de 10 anos pelo Núcleo Mama Porto Alegre, uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e com o apoio do Imama, tem efetividade e precisa ser aplicado para todas as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). O Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento é um centro de referência multiprofissional com atendimento simultâneo nos casos de câncer de mama sendo que essa metodologia pode influenciar positivamente os índices de cura. O atendimento pode ser feito para homens e mulheres de qualquer idade.

Entre 2004 e 2014 o Núcleo Mama Porto Alegre do Hospital Moinhos de Vento atuou com foco na detecção precoce e tratamento do câncer de mama de forma multidisciplinar e ativa, tendo, em mais de 35 mil atendimentos e 18 mil mamografias, diagnosticados 94 casos de câncer de mama. Estes apresentaram uma taxa de óbito de apenas 8,5%, nos 10 anos em que o NMPOA vem promovendo cuidado e mudança de cultura a uma grande população feminina de baixa renda.

O projeto acaba de ser premiado no Top Cidadania - categoria Instituição sem Fins Lucrativos. A premiação acontece no dia 1º de outubro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. A distinção, que é uma das mais importantes na área de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social.


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581