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Consórcio Brasileiro de Acreditação é acreditado pela ISQua
 
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09/10/2014

Consórcio Brasileiro de Acreditação é acreditado pela ISQua

CBA recebeu durante a 31ª Conferência Internacional, a menção de instituição acreditada no programa Accreditation of External Evaluation Organisations da ISQua

O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) foi recentemente acreditado pela International Society for Quality in Healthcare (ISQua) e recebeu durante a 31ª Conferência Internacional, que terminou ontem no Rio de Janeiro, a menção de instituição acreditada no programa Accreditation of External Evaluation Organisations da ISQua.

A conquista faz parte de uma decisão estratégica tomada pela diretoria do CBA. “Uma avaliação externa é sempre um ganho, pois permite que repensemos nossa organização e melhoremos constantemente”, diz Maria Manuela Alves dos Santos, superintendente do CBA.

Para conseguir tal conquista, a equipe do CBA – formada por mais de 40 colaboradores diretos e 130 indiretos – adequou seu planejamento estratégico e criou medidas e indicadores nas áreas de Recursos Humanos, Operacionais, de Negócios e de Relacionamento. “Definimos metas a serem alcançadas visando estimular a adesão das instituições de saúde no processo de acreditação internacional JCI/CBA, escrevemos claramente as relações entre as lideranças, e investimos em ações para uma comunicação mais efetiva. Ou seja, fizemos o que pedimos para as instituições que avaliamos”, resume a superintendente.

Indagada se o CBA tornou-se mais exigente em relação à avaliação de seus parceiros depois da acreditação da ISQua, Maria Manuela é enfática: “Sempre fomos muito exigentes porque temos que defender a nossa marca e a marca da Joint Commission International. Ter passado pela avaliação da ISQua nos fez compreender melhor o que é passar por um processo de acreditação”.

Defensora da ideia de que acreditação se faz com pessoas, Maria Manuela sustenta que é preciso investir cada vez mais em Recursos Humanos. Em sua visão, a comunicação é fator de sucesso para as empresas. “Comunicar não é apenas construir uma mera frase; é preciso que o outro entenda o que se quer informar. Por isso, o CBA tem uma política constante de investimento em seus colaboradores”, garante. Entre a política de RH da instituição estão os treinamentos regulares, as bolsas para cursos de graduação e pós-graduação e para cursos diversos na área da qualidade e acreditação. “Com a avaliação da ISQua reforçamos ainda mais este departamento, criando a avaliação de desempenho e contratando uma consultoria para fazer a avaliação do clima organizacional”, complementa a gestora.

Maria Manuela revela que está implementando mudanças qualitativas já pensando na reacreditação da ISQua, daqui a quatro anos: “Estamos reescrevendo vários procedimentos de nossa atividade”.

CBA na 31ª Conferência Internacional da ISQua

Dois membros do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) participaram efetivamente para a realização da 31ª Conferência Internacional da ISQua: José Carvalho de Noronha, Assessor de Relações Internacionais, exerceu a função de co-presidente da Comissão de Planejamento do evento. Já a Superintendente do CBA, Maria Manuela Alves dos Santos, foi a presidente do Comitê Organizador Local. Outros membros do CBA também se fizeram presentes no evento, através da participação em três mesas e apresentação de seis pôsteres.

O Coordenador de Acreditação do CBA, José de Lima Valverde Filho, participou da mesa que debateu a evolução dos sistemas de acreditação externa. Valverde Filho apresentou o tema Desafios para a Acreditação Internacional no Brasil, por 45 minutos. O Coordenador de Acreditação também presidiu a apresentação que debateu a Saúde e Assistência Social para Pessoas Idosas. José Carvalho de Noronha e Heleno Costa Júnior (Coordenador de Educação e Assessor de Relações Institucionais) também presidiram duas mesas, respectivamente:. Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente na América Latina e, Cuidados Integrados.

Os trabalhos dos integrantes do CBA que participaram da sessão pôsteres foram: The Quality of Patients Records Evaluated by Indicators; Adequacy of Health Services of a Private Health Plan: How Accreditation Can Contribute - An Innovation in Brazil; Software Used by Brazilian Consortium Accreditation in Educational External Evaluation; Culture of Patient Safety in an Unit Oncology of Hospital Accredited: Perception of the Professional Nurse; Performance Evaluation Form for Teachers of CBA: A Study of Usefulness, Suitability and Accuracy; e, Health Record in Emergency Units: Management Tool for Integrated Health.

Edição especial

O CBA distribuiu ainda na 31ª Conferência, o novo número de sua revista Acreditação em Saúde, que traz uma novidade: uma edição traduzida para inglês. “Fizemos essa publicação especialmente pensando nesse evento, pois o CBA acredita que é importante compartilhar o que é realizado pelas instituições brasileiras acreditadas pela JCI/CBA com profissionais e instituições de outros países. Nosso intuito é fazer com que eles conheçam as boas práticas realizadas no Brasil e como estamos preocupados com a segurança do paciente”, ressalta Cristiane Henriques, chefe do Departamento de Marketing e Comunicação do CBA.

A nova edição da revista Acreditação em Saúde conta com 20 matérias relatando as experiências de hospitais brasileiros acreditados nas áreas de cuidados paliativos, gerenciamento de risco, gestão da qualidade e programas de prevenção de doenças, entre outras, além de um artigo de autoria do Assessor de Relações Internacionais do CBA, sobre Qualidade em Saúde, e uma entrevista exclusiva com David Bates, presidente da ISQua.


Autor: Cristina Miguez
Fonte: SB Comunicação

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