.
 
 
Secretaria descarta ebola em paciente após tensão em posto de saúde de Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/10/2014

Secretaria descarta ebola em paciente após tensão em posto de saúde de Porto Alegre

Senegalês está há dois dias na Capital e foi isolado para atendimento no local

A chegada de um senegalês na manhã desta terça-feira ao Centro de Saúde Santa Marta, na Rua Capitão Montanha, no centro de Porto Alegre, causou tensão entre os funcionários devido à suspeita de que ele estivesse com ebola. Por volta das 11h30min, o homem entrou no posto e, após cerca de uma hora, foi retirado em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O nervosismo se espalhou entre os servidores porque a equipe da ambulância se protegia com máscaras.

Depois, a suspeita de ebola foi descartada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No entanto, os funcionários do Santa Marta relataram que o nervosismo se aprofundou por causa das más condições do local. Segundo uma servidora, há banheiros interditados, falta de máscaras e é preciso conviver com ratos e baratas. Ela questiona a capacidade de se enfrentar uma doença como o ebola na cidade:

— As gurias estavam apavoradas. A primeira coisa que imaginei foi que é um vírus que estamos sujeitos a pegar e não queremos levá-lo para casa e espalhar pelas nossas famílias. As chefias não estão nem aí porque não estão aqui dentro. Não temos capacidade nenhuma para combater uma epidemia — afirmou a funcionária, que pediu para não ser identificada.

O senegalês está há dois dias na Capital. A SMS desconhece o motivo da visita dele ao Brasil e não soube dizer para onde o paciente foi levado depois do atendimento no Santa Marta. A secretaria reforçou que o homem foi isolado no posto e se tomou todas as precauções para evitar qualquer possível contágio.

Sobre as reclamações dos funcionários, a SMS garante que a cidade está preparada para enfrentar a doença. Há ambulância do Samu específica para casos de ebola, roupas e equipamentos também próprios para atender pacientes e foram realizados três treinamentos com equipes de atendimento.

A SMS explicou que o caso foi descartado como sendo ebola porque Senegal está há mais de 21 dias sem registro da doença e o paciente não teve contato com outras pessoas suspeitas de estarem com o vírus. não teve contato com outras pessoas suspeitas de estarem com o vírus.


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Reprodução Google

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581