.
 
 
Azul para prevenir
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


07/11/2014

Azul para prevenir

SEBRAE/RS ilumina o prédio de sua sede com a cor da campanha que estimula o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Uma iniciativa inovadora pode contribuir para conscientizar o público masculino. Desde sábado (1º.11) até 15 de novembro, o SEBRAE/RS ilumina o prédio de sua sede, localizado no centro de Porto Alegre, com a cor azul, fazendo alusão à campanha Novembro Azul, cujo objetivo é alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Depois do Outubro Rosa, que divulga informações e estimula o autoexame para prevenir o câncer de mama, é a vez dos homens serem alvo de uma campanha mundial. Durante o mês de novembro, diversas ações de conscientização serão realizadas para desmistificar a doença e alertar para a importância de um diagnóstico precoce.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença, que figura como a segunda mais comum entre o gênero masculino. A patologia normalmente é silenciosa e os sintomas aparecem quando está em estágio avançado. Descoberta a tempo, tem 90% de chances de cura.

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O exame de toque retal é indicado anualmente a partir dos 50 anos, ou a partir dos 40, caso esteja inserido em fatores de risco. Se detectado, o câncer deverá ser confirmado a partir de um exame de sangue. É importante destacar que o toque retal não pode ser substituído por nenhuma outra iniciativa, como ultrassom.

Alguns dos sintomas mais comuns, que aparecem em estágio avançado, são: dificuldade de urinar, necessidade de fazer força para urinar, sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente, problemas para manter a ereção, sangue na urina ou esperma e, na fase mais desenvolvida, dor óssea, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia e hormônios, dependendo do estágio da doença. A previsão é de que um a cada seis homens desenvolvam a doença no País. O movimento Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, e hoje é praticado no mundo inteiro. Fique fora dessa estatística.


Autor: Impresa
Fonte: Sebrae/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581