.
 
 
Hospital Moinhos inicia treinamento para tratamento inédito na América do Sul de enfisema pulmonar
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/11/2014

Hospital Moinhos inicia treinamento para tratamento inédito na América do Sul de enfisema pulmonar

Técnica já é aplicada com êxito em diversos países sendo que na Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Turquia o procedimento, inclusive, é coberto pelos planos de saúde ou pelos próprios governos

Os pacientes com enfisema pulmonar poderão contar em breve com uma nova opção de tratamento, com o implante de Coils (mola). Essa é a expectativa do médico-coordenador do Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento, Hugo Goulart de Oliveira. A técnica já é aplicada com êxito em diversos países sendo que na Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Turquia o procedimento, inclusive, é coberto pelos planos de saúde ou pelos próprios governos. Nestes países são realizados mais de mil procedimentos ao ano.

“O grande benefício da técnica é oportunizar o tratamento para pacientes até então sem opções”, explica ele, que é o responsável por trazer a nova prática para o Brasil, com o apoio da PneumRx. Atualmente, de cada 10 pessoas que buscam o Núcleo apenas três têm condições de fazer o tratamento com válvulas. Com o novo procedimento será possível dobrar a quantidade de pacientes atendidos, estima o coordenador.

Após participar recentemente do Congresso Europeu de Pneumologia, em Munique, o especialista acompanhou e participou de 12 procedimentos de implante de Coils em renomados hospitais de Hamburgo e Stuttgard, ambos na Alemanha; Genève, na Suíça; Paris, França; e Madri, na Espanha. Ao retornar a Porto Alegre, apresentou a prática aos especialistas da área durante o X Curso de treinamento no tratamento endoscópico do Núcleo, realizado no Hospital Moinhos de Vento.

“Tenho convicção de iniciar o mais rápido possível a introdução dessa nova técnica. Em caráter experimental, a previsão é de que os primeiros pacientes possam ter início ao tratamento em janeiro ou fevereiro de 2015”, estima o coordenador. Mesmo assim, o procedimento precisa obter o registro na Anvisa para ser utilizado rotineiramente no Brasil, o que deverá demorar no máximo dois anos.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é a quarta causa de morte no mundo, com cerca de 3 milhões de óbitos anualmente. No Brasil, a doença atinge 15% da população acima de 40 anos. Nos casos mais avançados as únicas alternativas de tratamento eram o transplante de pulmão e a cirurgia de redução de volume pulmonar. Porém, desde 2001 ganhou força a técnica endoscópica como a colocação de válvulas, sendo o Hospital Moinhos de Vento pioneiro nesta prática.

O Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento é referência na América Latina. Funcionando desde 2009, o centro já foi responsável pela formação de mais de 100 especialistas e participa ativamente dando suporte e monitoramento de pacientes que são tratados na Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Brasil. Mais informações em www.hospitalmoinhos.org.br/centro/centro-de-tratamento-do-enfisema.


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581