.
 
 
Tratamentos para psoríase podem elevar risco de malignidade
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/08/2009

Tratamentos para psoríase podem elevar risco de malignidade

Tratamentos para psoríase podem elevar o risco de câncer do paciente

Tratamentos para psoríase podem elevar o risco de câncer do paciente, de acordo com um artigo do Journal of the American Academy of Dermatology.

Observando que os pacientes com psoríase moderada a grave podem precisar de tratamentos sintomáticos sistêmicos e alternantes por toda a vida, Dr. Jeffrey M. Weinberg, do St. Luke's-Roosevelt Hospital Center, em Nova York, e colaboradores discutem as taxas de malignidades associadas a tratamentos prolongados: psoraleno e radiação ultravioleta A (PUVA), radiação ultravioleta B (UVB) de bandas estreita e larga, metotrexato (MTX), ciclosporina (CsA) e micofenolato de mofetila (MMF). Eles também consideraram os riscos de câncer dos tratamentos biológicos mais recentes (alefacepte, efalizumabe, infliximabe, etanercepte, adalimumabe e ustekinumabe).

De acordo com seu artigo, as associações entre modalidades terapêuticas e malignidade incluem as seguintes:

  • Tratamento prolongado com PUVA associa-se ao maior risco de carcinoma de células escamosas cutâneas e de melanoma maligno.
  • Tratamento com UVB de bandas larga e estreita não está relacionado com maior risco de câncer de pele, sendo ele melanoma ou não.
  • MTX, CsA e MMF têm sido associados a riscos mais elevados de desordens linfoproliferativas em ensaios de artrite reumatóide e em relatos de caso de psoríase.
  • Enquanto o risco de malignidade com os biológicos permanece incerto, estudos sugerem que inibidores do fator de necrose tumoral alfa podem elevá-lo discretamente, incluindo o de câncer de pele não melanoma e o de neoplasias hematológicas.

Os revisores destacam a necessidade de maiores estudos para esclarecer as “relações potencialmente graves” entre os tratamentos de psoríase e certas malignidades.

Enquanto isso, eles alertam, “um detalhamento da história oncológica e familiar, de análises da pele e, especialmente, a solicitação de exames de sangue basais, com o objetivo de identificar qualquer anormalidade hematológica, são necessários antes de iniciar tratamentos sistêmicos a pacientes psoriásicos, tanto com os biológicos mais novos, quanto com as drogas mais tradicionais”.

 


Autor: Imprensa
Fonte: MedCenter MedScape

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581