.
 
 
Encontro em São Paulo debate desafios para rastreabilidade dos medicamentos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/11/2014

Encontro em São Paulo debate desafios para rastreabilidade dos medicamentos

Seminário promovido pela GS1 Brasil mostrará como funciona, na prática, a experiência de automação que garante acompanhar o remédio desde à fabricação até chegar ao consumidor final

Representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da indústria farmacêutica, de laboratórios, da rede hospitalar e da área de automação estarão reunidos no dia 18 de novembro, das 8h30min às 14h, em São Paulo, para discutir a importância da rastreabilidade para o setor da saúde. O encontro ocorrerá na sede da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, entidade que tem sido parceira na implantação do processo de rastreabilidade que começa a ser adotado no País. Até 2016, as embalagens dos remédios deverão conter uma identificação única, capaz de permitir ao usuário saber todo o histórico e localização do produto além se verificar se ele é original e tem procedência legal, evitando assim contrabando e falsificações.

Na ocasião, os participantes do Seminário GS1 para o setor da saúde poderão conferir, no Centro de Inovação e Tecnologia da associação, como funciona, na prática, o processo de automação com o código de barras GS1 DataMatrix, escolhido como padrão de estruturação da informação dentro do código para garantir a interoperabilidade na cadeia da saúde. Caberá ao Datamatrix a captura, armazenamento e transmissão eletrônica dos dados necessários para acompanhar o trajeto que os medicamentos percorrem no Brasil. A agência entende que a ferramenta garantirá suporte, automação e visibilidade ao rastreamento de remédios, além de permitir a integração dos sistemas de informação.

O interesse das empresas do segmento é cada vez maior já que, até 2016, as embalagens dos remédios deverão conter uma identificação única via adoção do GS1 DataMatrix, capaz de permitir a recuperação de todo o histórico e localização do produto além da verificação de sua originalidade e procedência, evitando assim contrabando e falsificações. As regras finais do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (Lei nº 11.903/2009) foram aprovadas pela Anvisa e têm que ser totalmente implementadas em três anos.

Informações e inscrições pelo telefone (11) 3068-6229 ou pelo e-mail atendimento@gs1br.org.


Autor: Cristine Pires
Fonte: Cristine Pires

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581