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25/11/2014

Doadores de Talentos

Campanha da J. Walter Thompson para a Santa Casa de Porto Alegre incentiva doação de órgãos

Um dos grandes impedimentos para a doação de órgãos no Brasil é o desconhecimento das famílias sobre o desejo de seus parentes de serem doadores. Como alerta para esse problema, a campanha do hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, “Doadores de Talentos”, criada pela J.Walter Thompson, incentiva às pessoas a se declararem doadoras de órgãos. A agência convidou ícones do esporte e das artes para também se manifestarem e assim incentivar mais pessoas a entrar nessa corrente. Para isso, usou o talento de cada um como metáfora, deixando claro que, assim como um órgão, o talento é algo que nasce com a pessoa e pode continuar vivo mesmo após sua morte.

O primeiro embaixador dessa ideia é o jogador do Grêmio, Zé Roberto, que fez a declaração, durante o jogo dessa quinta-feira, 20, sobre ser doador de pulmão, que representa seu talento como esportista, usando seu fôlego. "Cedi minha imagem para a campanha e na semana passada aconteceu o ensaio fotográfico. Fui escolhido para representar a doação de pulmão, pela minha condição física e pelo que venho correndo, mesmo com 40 anos. Sempre me cuidei e incentivo a todos a se cuidarem. E também incentivo ações que salvam vidas. Essa é uma delas", afirma Zé Roberto.

A ação contou também com a participação de todos os jogadores do Grêmio, que levaram estampado na camiseta o aviso sobre ser doador de pulmão. O pontapé inicial da partida foi dado por um transplantado de pulmão. Além disso, os clássicos cartazes que os torcedores costumam levar para o estádio foram estilizados e traziam recados como “Eu sou doador de órgãos” ou “Mãe, sou doador de órgãos”.

Segundo a gerente de marketing do hospital, Cristina Cafruni Macedo, as campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, promovidas pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, têm “uma função social muito importante que é fazer com que as pessoas mudem de opinião ou pensem de forma diferente sobre este importante tema, aumentando o número de pessoas que se declaram doadoras”.

A comunicação ainda se desdobra em anúncios, filmes e outros meios, sempre utilizando a imagem dos embaixadores, assim como outras iniciativas que facilitem o processo de tornar público o desejo de ser doador.

Sobre a doação de órgãos:

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre possui sete hospitais, mais de dois mil médicos e já realizou mais de cinco milhões de procedimentos em 200 anos de atuação. Dentro do hospital fica o primeiro centro exclusivo de transplantes da América Latina, que já realizou centenas de transplantes. Atualmente, esse número só não é maior pela falta de informação desse desejo às famílias, que acabam não concordando com o procedimento após o falecimento de um ente e, sem saber, deixam de salvar até oito vidas através de um único doador.


Autor: Cristiane Medeiros
Fonte: Fatto

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