.
 
 
Profissionais da saúde e educação se mobilizam para debater problemática do uso de bebida alcoólica
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/12/2014

Profissionais da saúde e educação se mobilizam para debater problemática do uso de bebida alcoólica

Encontros abordam papel da escola no combate a venda e fornecimento de bebida alcoólica a crianças e adolescentes

O problema tem sido discutido através de encontros mensais do Fórum Permanente de Prevenção à venda e ao Fornecimento de Bebida Alcoólica a Crianças e Adolescentes. A iniciativa é desenvolvida através do Programa de Capacitação para escolas parceiras do Ministério Público 2014 e trouxe em encontros mensais, realizados desde o início do ano, especialistas em diversas áreas como Psiquiatria, Psicologia e Pedagogia.

- Nos encontros foram debatidas formas de criar projetos dentro das escolas e conceitos importantes que devem ser abordados com pais, alunos e professores - afirmou a Orientadora Vocacional do Colégio Província de São Pedro, Márcia Dimer.

Os dados para o Rio Grande do Sul, são preocupantes. Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, cerca de 60% dos jovens e adolescentes do Brasil já fizeram uso de álcool ou outras drogas. Dados da Organizaçao Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 3 milhões de pessoas morreram em decorrência do consumo de álcool em 2012. Um trabalho, desenvolvido em diversas escolas de Porto Alegre, mostrou que muitos adolescentes omitem ou mentem sobre o uso de álcool, o que exige a condução de psicólogos para acompanhamento. Os casos de bebidas na "concentração" para festa também chamaram a atenção, quando os jovens e adolescentes levam bebidas e consomem antes de entrarem nos locais de festas. Especialistas alertam que o primeiro passo é não subestimar ou ignorar o problema e por isso a ação realizada pelo Ministério Público Estadual ganha importância.

Um dos objetivos do grupo é alertar, também, para a atuação de comerciantes que ignoram a proibição da venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos. Porto Alegre tem um recorde no consumo de álcool na faixa entre 13 e 15 anos.

Participam da atividade, representando o Colégio Província de São Pedro, as psicólogas do Serviço de Orientação Educacional, Carolne Brandalise e Patrícia Arrage e a Orientadora Vocacional, Márcia Dimer.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Reprodução Google

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581