.
 
 
Exercícios podem evitar que a pressão arterial aumente
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/12/2014

Exercícios podem evitar que a pressão arterial aumente

Homens e mulheres fisicamente ativos tiveram resultados positivos quando começaram a se exercitar

Fazer exercícios está diretamente associado à prevenção de doenças crônicas. Um estudo produzido pela Kaiser Permanente's Exercise as a Vital Sign concluiu que a atividade física em ritmo moderado a intenso pode baixar a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. Os pacientes que participaram da pesquisa responderam aos seus médicos sobre seus hábitos de exercícios em cada consulta. Tanto homens quanto mulheres com atividades físicas na rotina tiveram melhores resultados sobre a saúde cardiometabólica.

A pesquisa foi realizada com 622.897 adultos saudáveis que tiveram, ao menos, três consultas com seus médicos durante dois anos. Durante quatro dias, uma parte dos participantes se envolveram em diferentes atividades, como caminhadas rápidas, num total de 150 minutos na semana. O outro grupo não fez qualquer exercício.

– Combinando os resultados dos exames com a rotina dos participantes, podemos dizer que o exercício tem papel essencial na redução de açúcar no sangue e na pressão arterial e, por consequência, na saúde do coração dos pacientes – diz Deborah Rohm Young, uma das pesquisadoras do estudo.

A pesquisa revelou que as mulheres fisicamente ativas tiveram menor pressão arterial sistólica e diastólica em comparação com aquelas que não praticavam qualquer atividade. Os homens apresentaram menor pressão diastólica.

Medir a pressão arterial significa entender como o sangue corre nas artérias. Quando a pressão é alta, não há sintomas, mas os problemas decorrentes são agressivos: ataque e/ou insuficiência cardíaca, derrame, doenças renais. A sistólica mede a pressão nas artérias quando o coração bate, enquanto a diastólica mede a pressão entre os batimentos cardíacos.

A queda da pressão acontece quando há uma perda do controle do fluxo do sangue ou a diminuição de sangue no corpo. Esse problema pode ser causado por desidratação, jejum longo, uso excessivo de medicamentos para hipertensão e para emagrecer. O calor também pode fazer a pressão cair uma vez que as artérias se dilatam com temperaturas altas e, então, o sangue circula sem muita força. Quando isso acontece, o corpo fica mais fraco, perde energia, passa por tonturas, taquicardia e sensação de desmaio.

Os critérios internacionais estabelecidos como valores de referência desejáveis para considerar a pressão arterial desejável são de 120mmHGx80mmHg. Ou seja, o famoso 12 por oito.

O estudo mostrou ainda que as mulheres ativas tiveram uma magnitude diferente em relação às variáveis de risco para doenças do coração em comparação aos homens que se exercitaram todos os dias.

– Se os médicos rotineiramente avaliarem se seus pacientes estão fazendo atividade física e encaminharem os sedentários para programas de exercícios, pode-se reduzi a incidência de doenças crônicas no futuro – avalia Young. 


Autor: Redação
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Hermes Bezerra

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581