.
 
 
Hospital Conceição lança novo protocolo de rastreamento
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/01/2015

Hospital Conceição lança novo protocolo de rastreamento

Objetivo é identificar o câncer de pulmão ainda em fase inicial, uma iniciativa pioneira no Sistema Único de Saúde

Uma iniciativa inovadora e que pode salvar vidas. Uma parceria entre os serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica e o Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) deu início a uma nova jornada na atenção à saúde.

Está em fase piloto de implantação o Protocolo de Rastreamento de Carcinoma Brônquico, que significa um novo roteiro de exames, que atualmente estão disponíveis apenas para pacientes de convênios particulares, para a detecção do câncer de pulmão em pacientes do Serviço de Pneumologia do HNSC, que atende 100% pelo SUS.

Desde novembro do ano passado, o Serviço de Penumologia do HNSC está realizando tomografias de tórax sem contraste com protocolo de baixa dose, o que significa sete vezes menos incidência de radiação que uma tomografia normal. Além de ser menos agressivo, o exame de tomografia de baixa dose é mais eficaz.

Uma tomografia normal incide uma quantidade de radiação que, a longo prazo, pode ser prejudicial para o paciente, e detecta apenas nódulos com tamanho igual ou maior que 3 centímetros, considerado estágio avançado de desenvolvimento.

Com a tomografia de baixa dose, além de reduzir em sete vezes a incidência de radiação, são detectados nódulos em tamanhos inferiores a 3 centímetros, e, portanto, em estágio inicial de formação, permitindo o encaminhamento para biópsia e investigação com maior antecedência e reduzindo a mortalidade em 20%. Atualmente, esse tipo de exame é realizado apenas em convênios particulares.

Conforme o coordenador do Serviço de Pneumologia do Hospital Conceição, Maurício Leite, com a criação de um Protocolo de Rastreamento, a ideia é identificar o câncer de pulmão ainda em fase inicial para os pacientes do Serviço, uma iniciativa pioneira no Sistema Único de Saúde. Futuramente, pretende-se expandir o Protocolo para as unidades do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição.

O grupo que deve ser rastreado pela tomografia de baixa dose engloba os seguintes casos:

- pessoas entre 55 e 74 anos de idade (com possibilidade de estender para 80 anos de idade);
- tabagistas ativos e ex-tabagistas que tenham parado de fumar há mais de 15 anos;
- pessoas com carga tabágica de 30 maços/ano (20 cigarros por dia por um ano = 1 maço/ano);
- sem doença pulmonar que impeça tratamento cirúrgico da eventual neoplasia.

O carcinoma brônquico, nome técnico do câncer de pulmão, é a principal causa de morte por câncer no mundo. No Brasil, morrem 34 homens para cada 100 mil habitantes e 21 mulheres para cada 100 mil habitantes vítimas dessa neoplasia. O diagnóstico tardio é o fator que mais contribui para essas estatísticas.

O Serviço de Pneumologia do Hospital Conceição, assim como todas as unidades vinculadas ao Serviço de Saúde Comunitária do GHC, possui grupos ativos de apoio, incentivo e tratamento para pessoas que desejam parar de fumar e que estão em processo de largar o tabagismo.


Autor: Mariana Ribeiro
Fonte: Hospital Nossa Senhora da Conceição
Autor da Foto: Reprodução Google

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581