.
 
 
Secretário do Rio Grande do Sul fala sobre prioridades da sua gestão
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/01/2015

Secretário do Rio Grande do Sul fala sobre prioridades da sua gestão

João Gabbardo destacou o financiamento e a assistência especializadas como dois grande desafios a serem enfrentados

João Gabbardo, novo secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, esteve na última quinta-feira (15), em Brasília, onde participou da reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Ministério da Saúde para tratar das irregularidades nas demandas das órteses e próteses no Brasil.

O secretário ressaltou a importância de participar do grupo já que boa parte das denúncias apresentadas pela imprensa tem origem no Rio Grande do Sul e observou que as denúncias que vieram à tona pela mídia, já estavam sendo investigadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, pelo Ministério Público e pela Procuradoria Geral do Estado. “É importante participar dessa Comissão porque já conhecemos um pouco desse assunto e podemos contribuir para criar mecanismos de rastreabilidade e acompanhamento que facilitem o bom uso dessas órteses e próteses da maneira correta”, esclareceu.

O novo gestor também participou da coletiva do Ministério da Saúde que anunciou a expansão do Programa Mais Médicos para 1.500 municípios.

Em visita à sede do CONASS, Gabbardo falou sobre as suas prioridades frente à pasta da saúde, e destacou o financiamento e a assistência especializadas como dois grande desafios a serem enfrentados.

Segundo ele, será preciso cumprir os compromissos feitos na gestão anterior com hospitais e municípios. Temos compromissos acima do orçamento previsto para a saúde e isso vai exigir um pouco de criatividade. Teremos de equacionar isso, buscando outras fontes de recursos ou racionalizando um pouco os gastos que foram previstos”.

Em relação à assistência no estado, o secretário esclareceu que existe uma demanda muito grande pelas consultas especializadas e pelos procedimentos de Média e Alta Complexidade. “Estamos esperando algumas definições do Ministério da Saúde à respeito do programa Mais Especialistas e estamos estudando a possibilidade utilizar a telemedicina para dar suporte aos médicos do interior do estado e com isso evitar a necessidade de deslocamento de pacientes para essas consultas especializadas”, disse.

Sobre a parceria com o CONASS, João Gabbardo destacou que o Conselho é fundamental para os secretários estaduais de saúde. O CONASS tem um papel indispensável que é possibilitar aos secretários o acesso às informações e a todas as discussões que acontecem no âmbito do SUS. Hoje, um secretário estadual de saúde não consegue mais fazer a gestão da saúde sem a parceria e o apoio dessa instituição”, finalizou.


Autor: Conass
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Autor da Foto: Divulgação Conass

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581