.
 
 
A cirurgia dos seios da face reduz de maneira eficaz os sintomas da sinusite
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/09/2009

A cirurgia dos seios da face reduz de maneira eficaz os sintomas da sinusite

Os resultados deste estudo foram publicados na Otolaryngology – Head and Neck Surgery

A cirurgia endoscópica pode aliviar significativamente os principais sintomas típicos dos pacientes que apresentam sinusite crônica quando os medicamentos habitualmente utilizados falham. Entre eles estão a obstrução nasal, a dor na face, a descarga pós nasal, a cefaléia e os problemas do olfato.

Estas foram as conclusões de uma meta-análise dos 21 estudos mais relevantes sobre o tema que incluiu um total de 2070 pacientes com sinusite crônica e que foram acompanhados por um período médio de 13,9 meses. Os resultados deste estudo foram publicados na Otolaryngology – Head and Neck Surgery.

O Dr. Alexander C. Chester, do Georgetown University Medical Center de Washington (D.C.) comentou com a Reuters Health que esta foi a primeira meta-análise que deu atenção ao alivio dos sintomas após uma cirurgia endoscópica e que “ela fornece o maior corpo de evidências que a melhora é amplamente observada”.

O Dr. Chester disse ainda que “foi muito importante reunir todos estes resultados, pois nunca ficou muito claro quais eram os sintomas que melhoravam e também havia muita preocupação quanto a irreversibilidade das alterações do olfato”.

A meta-análise demonstrou que todos os sintomas apresentaram uma melhora significativa após a realização de cirurgia endoscópica; o tamanho médio do efeito (ES) foi de 1,19. O Dr. Chester observou que “este é um efeito de grande tamanho” e que qualquer efeito de tamanho superior a 0,8 é considerado grande.

O sintoma que apresentou maior ES foi a obstrução nasal (1,73), seguida pela dor facial (1,13), descarga pós nasal (1,19), cefaléia (0,98) e hiposmia (0,97).

Nas analises pré e pós-cirúrgicas, a obstrução nasal, dor facial, cefaléia, alterações olfativas e descarga pós nasal melhoraram, aproximadamente, 59%, 61%, 53%, 49% e 47%, respectivamente.

O Dr. Chester chamou atenção para o fato de que as cirurgias endoscópicas modernas são minimamente invasivas: “não é mais como antigamente, quando você entrava no campo operatório parcialmente cego e removia muitos tecidos que, agora, não removemos mais”.

Atualmente, concluiu o especialista, “ao utilizarmos o endoscópio para remover pequenas áreas em regiões muito específicas auxiliamos na abertura dos seios, o que os trona mais aerados”.


Autor: Megan Rauscher
Fonte: MedCenter MedScape

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581