.
 
 
Hospital Maternidade Interlagos apresenta método moderno para laqueadura tubária
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/02/2015

Hospital Maternidade Interlagos apresenta método moderno para laqueadura tubária

Mulheres que fazem parte do Programa de Planejamento Familiar do SUS já podem contar com um novo procedimento na instituição

As mulheres que fazem parte do Programa de Planejamento Familiar do SUS já podem contar com um novo procedimento no Hospital Maternidade Interlagos, referência em gestação de alto risco e planejamento familiar no sistema público de saúde. O hospital possibilita gratuitamente às interessadas um novo método de contracepção feminina definitiva, o Essure. Este método permite a laqueadura tubária por acesso minimamente invasivo, por meio de histeroscopia.

As mulheres aptas e interessadas neste método assistem a uma aula explicativa em que os métodos disponíveis são apresentados e amplamente informados, com linguagem simples, com objetivo de ajudar as mulheres e casais na tomada de decisão.

Em sua maioria, são mulheres que não desejando mais filhos ou possuem alguma condição de risco para futura gravidez (cardiopatias, diabetes e outras patologias). “Já que a inserção do microimplante tubário que fará a obliteração definitiva da tuba ocorre por histeroscopia, esta opção prescinde de cortes cirúrgicos e anestesias”, afirma a Dra. Rita de Cassia S. Calabresi, diretora técnica de saúde do Hospital Maternidade Interlagos.

Por se tratar de aplicação relativamente nova no Brasil, porém amplamente utilizado por mulheres nos Estados Unidos e Europa, o Essure é apresentado com o apoio de vídeos, imagens explicativas e com disponibilização dos microimplantes para conhecimento dos participantes.

Interessante notar que grande parte das mulheres mostra-se interessada pelo método, além de alguns homens, que aguardam no ambulatório para serem contemplados com a vasectomia. Eles solicitam os panfletos informativos para compartilhar o conhecimento com as companheiras.

“Com eficácia de 99,8%, esta laqueadura minimamente invasiva é um procedimento rápido e ambulatorial. Por não ter qualquer tipo de corte, não necessita de internação, dispensa a anestesia por não causar grande estímulo doloroso. O tempo de colocação é estimado em cinco minutos, possibilitando livre mobilidade da paciente aproximadamente 30 minutos após a inserção. Não compromete atividades pessoais ou profissionais da paciente após o procedimento, sendo desnecessário afastamento ou licenças”, ressalta a Dra. Rita.

Essure é um microimplante de apenas quatro centímetros de comprimento, introduzido pelo canal vaginal com um aparelho muito fino, o histeroscópio, até o interior da tuba uterina, ligada ao útero. Um dispositivo é colocado em cada tuba e ocorre uma ação mecânica, que provoca uma resposta natural do corpo, no tecido da tuba uterina, promovendo seu fechamento em um período médio de três meses.

“Nesse intervalo, a paciente é orientada a continuar a usar outra forma de contracepção. Após 90 dias, em média, uma ultrassonografia transvaginal é realizada para confirmar o posicionamento. Depois deste processo, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo”, informa a médica.

No Brasil, há registros de mais de 3.000 mulheres que colocaram Essure desde 2008 e 750 mil no mundo. Além de São Paulo, outros Estados já disponibilizam a técnica, como o Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

Mais informações sobre o método em: www.commed.com.br.


Autor: Marilia Feliciano dos Santos
Fonte: ADS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581