
Um microscópio que torna os movimentos mais precisos e suaves e facilita o trabalho do neurocirurgião. Este é apenas um dos grandes diferenciais do novo aparelho adquirido pelo Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento. O Zeiss Pentero, importado da Alemanha e inédito no Rio Grande do Sul, é considerado o mais moderno da categoria, proporcionando imagens de alta resolução, maior profundidade de campo e muito mais iluminação para o cirurgião e o médico assistente.
Atualmente, com a utilização dos recursos do Zeiss Pentero, é possível ressecar os tumores cerebrais com maior precisão. O resultado é a preservação do tecido cerebral normal e de vasos sanguíneos próximos à área atingida, diminuindo a chance da cirurgia deixar sequelas.
De acordo com a Chefe do Serviço Médico de Neurologia e Neurocirurgia, Sheila Martins, o aparelho ampliará de forma significativa a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes que precisam passar por cirurgias neurológicas. “Investimos R$ 1 milhão de reais neste novo microscópio que contribui para a melhoria no atendimento aos pacientes e solidifica o hospital como referência nacional em Neurologia e Neurocirurgia," destaca.
Segundo o Neurocirurgião do Serviço, Dr. Arthur Pereira Filho, o equipamento é um incremento muito importante para os médicos desta especialidade. "Os resultados das cirurgias neurológicas serão ainda melhores com este moderno microscópio, por proporcionar maior segurança aos pacientes e mais recursos aos profissionais nas microneurocirurgias de tumores, aneurismas intracranianos e na coluna vertebral,” afirma.