
Os primeiros passos dos bebês são inesquecíveis tanto para os pais quanto para a criança. Entretanto, para promover conforto e saúde para os pequenos, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul alerta que, antes de escolher o modelo mais bonito aos olhos, que primeiro seja analisado o sapato que comporta melhor o pé da criança.
- Para as crianças que ainda estão começando a caminhar, o ideal são os calçados mais flexíveis. Não existe melhor calçado para idade ou ocasião, tudo depende da estrutura natural da criança - afirma o médico da Sociedade de Pediatria do RS, Sizínio Hebert.
Para as meninas, o uso do salto alto, mesmo que seja plataforma, deve respeitar o término da formação do seu crescimento. O uso antes do tempo pode provocar alterações ósseas, como a lordose, por exemplo.
- Muitos pais preferem comprar calçados com uma numeração maior para que possa servir durante mais tempo. Porém, isto é desaconselhável, porque a criança precisa forçar mais para manter o calçado no pé e isso a prejudica - destaca Sizínio Hebert.
Outro costume também praticado pelos pais, é o de passar o calçado do filho mais velho para o mais novo. Como cada pessoa um possui seu próprio jeito de caminhar, o calçado pode ficar gasto em um dos seus lados, por exemplo, o que também prejudica o pé da criança. Nestes casos, geralmente, as crianças são levadas ao ortopedista pediátrico sem que o problema esteja necessariamente no pé da mesma, e sim, no calçado. Por isso tamanha importância na escolha e na atenção na hora de comprar calçados para os pequenos.