.
 
 
Dengue: vasos, potes e garrafas constituem 60% dos criadouros
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/04/2015

Dengue: vasos, potes e garrafas constituem 60% dos criadouros

População precisa contribuir para evitar proliferação do mosquito

O segundo levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Porto Alegre em março de 2015 revelou um índice de infestação predial de 2,9%, o que corresponde a médio risco. O trabalho mostra o resultado da vistoria em 9.902 imóveis, sendo que os agentes de combate a endemias encontraram 411 criadouros de mosquito em 286 residências ou estabelecimentos comerciais. Desses 411 criadouros, 60% das larvas do mosquito se concentraram em vasos, potes, garrafas e recipientes móveis.

Os outros 40% dos criadouros se dividem em depósitos fixos: calhas, lajes, piscinas não tratadas, sanitários em desuso, caixas do pluvial (16%); lixo, sucatas, entulhos de construção (10%); ocos de árvores, axilas de bromélias (7%); pneus e outros materiais rodantes (3%); caixa d´água (3%); e depósitos para armazenamento de água para consumo (1%). Visualize as informações sobre os principais criadouros do mosquito no site Onde está o Aedes.

O levantamento foi dirigido pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) e executado pelas Gerências Distritais de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entre os dias 18 e 27. As visitas foram feitas em 59 bairros que não têm armadilhas de monitoramento dos mosquitos adultos. Os resultados do LIRAa são importantes para orientar as ações estratégicas de prevenção à dengue na cidade.


Autor: Patrícia Coelho
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Betina Carcuchinsk

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581