.
 
 
Seringas inteligentes já são utilizadas em Porto Alegre
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/04/2015

Seringas inteligentes já são utilizadas em Porto Alegre

Sistema de bloqueio impede sua reutilização

A Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou como prioridade urgente a substituição das seringas normais para as seringas inteligentes, que possuem um sistema de bloqueio (no gate) que impede a sua reutilização. A medida, anunciada em março pela OMS, visa evitar a transmissão de doenças através destes materiais, e já é praticada pela Prefeitura de Porto Alegre.

A área de Compras e Serviços da Secretaria Municipal da Fazenda passou a licitar as seringas inteligentes no ano passado e, desde fevereiro, elas estão disponíveis para toda a rede municipal de saúde.

Desde 2010, a Fazenda, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, vem substituindo as seringas normais por modelos mais modernos, que atendessem a Norma Regulamentadora 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde (11/11/2005) – que estabelece que todas as instituições de saúde se adaptassem às novas normas de prevenção e cuidado no tratamento com as agulhas e no posterior descarte dos produtos.

Para a enfermeira do Hospital Materno Infantil do Presidente Vargas (HMIPV) e presidente da Comissão de Materiais de Compras Hospitalares, Barbara Macuco Matzenbacher, a modernização dos modelos foi um avanço para a saúde da Capital. “Melhorou o processo e diminuiu os riscos de transmissão de doenças. Com a trava a seringa não pode mais ser utilizada, diminuindo ainda o reuso pelos usuários de drogas”, explicou.

O decreto da OMS estipula o ano de 2020 como prazo máximo para que as instituições de saúde se adaptem ao uso das seringas inteligentes com o dispositivo no gate.


Autor: Cleunice Schlee, com supervisão de Adriana Ferras
Fonte: PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581