
Esta semana foi apresentada em São Paulo o ranking nacional das Melhores Empresas para Trabalhar na Saúde e o Hospital Mãe de Deus, de Porto Alegre, foi um dos destaques ocupando a 8ª posição. Organizada pela empresa de pesquisa e consultoria Great Place to Work em parceria com o grupo paulista Live Healthcare Midia, a lista contemplou em sua segunda edição 52 instituições de saúde de todo o país em diferentes categorias. A cerimônia de divulgação ocorreu na última terça-feira (7/3) com as presenças da presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Irmã Lucia Boniatti, e do diretor Corporativo e de Recursos Humanos, Marcelo Sonneborn.
Para definição do ranking foram desenvolvidas pesquisas junto aos funcionários das instituições avaliadas ao longo do último ano. Todos responderam a um questionário de forma sigilosa e sem participação da empresa. Neste levantamento foram analisados diversos quesitos, medindo especialmente como está o ambiente de trabalho em relação aos valores institucionais, a confiança, orgulho e camaradagem entre colegas. Busca-se ainda identificar como a organização e suas lideranças desenvolvem práticas de gestão de pessoas, se estas estão alinhadas com as estratégias da empresa e como os colaboradores identificam o espaço onde atuam.
Segundo Marcelo Sonneborn, a oitava colocação do Hospital Mãe de Deus é o resultado das estratégias de RH aplicadas a fim de criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento da confiança, orgulho e companheirismo, permitindo assim o alinhamento entre objetivos da organização com os anseios pessoais dos funcionários. “Isso resulta em um grupo funcional mais identificado com os valores institucionais, maior retenção de talentos e desenvolvimento de carreira”.
Além do Hospital Mãe de Deus, somente outras quatro empresas do Rio Grande do Sul estão presentes na lista. “Tal conquista representa a validação de nossas práticas de gestão, que foram reconhecidas pelos próprios colaboradores e chanceladas pela Great Place to Work, que é referência global em pesquisa, consultoria e treinamento”, comenta Sonneborn. O evento de apresentação do ranking, como avalia o diretor, foi uma oportunidade positiva para troca de conhecimento e experiências com os demais premiados.
Para Irmã Lucia Boniatti, premiações como esta reforçam a preocupação contínua do hospital, bem como de todo Sistema de Saúde Mãe de Deus, em propiciar um ambiente de trabalho acolhedor, fraterno e estimulante ao seu funcionário. “Queremos oportunizar cada vez mais o bem estar entre nossos colaboradores, apresentando desafios que os estimulem ao crescimento profissional, bem como reforçar nossa política de reconhecimento à importância de cada um nos mais diferentes processos da organização. E figurar como destaque neste ranking nacional é a prova de que estamos no caminho certo”.