.
 
 
World Heart Federation reúne-se para montar plano de redução de 25% da mortalidade cardíaca até 2015
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/04/2015

World Heart Federation reúne-se para montar plano de redução de 25% da mortalidade cardíaca até 2015

Evento será realizado em São Paulo nesta sexta-feira (24)

A diretoria da Federação Mundial do Coração – World Heart Federation – realiza em São Paulo, hoje, dia 23, e amanhã, dia 24, uma reunião conjunta com a Sociedade Brasileira de Cardiologia e o Ministério da Saúde. No encontro será discutido o ambicioso projeto de reduzir no mundo inteiro em 25% até 2025 a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, que enfoca principalmente as doenças cardiovasculares.

O evento será no Pullman Ibirapuera, no bairro da Vila Mariana. Um dos coordenadores do programa no mundo e no Brasil, Álvaro Avezum, explica que como as doenças cardiovasculares passaram a ser a mais importante causa de morte no mundo, provocando mais óbitos do que o câncer, inclusive, a Organização Mundial da Saúde e a World Heart Federation abraçaram o projeto de drástica redução da mortalidade por doenças cardíacas nos próximos 10 anos. Segundo Avezum, no Brasil a tendência de redução da mortalidade por doenças cardiovasculares é discreta, sendo que em alguns estados está ocorrendo aumento desta mortalidade.

O projeto está sendo desenvolvido, diz o presidente da SBC, Angelo de Paola, e foram identificadas três áreas prioritárias para que se atinja o objetivo: atendimento dos pacientes que já desenvolveram doenças cardiovasculares e requerem prevenção secundária; detecção, acompanhamento e controle da hipertensão arterial, que é um dos principais fatores de risco cardíaco; e redução do uso do tabaco. Neste último objetivo o Brasil é líder mundial, pois nenhum país conseguiu reduzir tanto e tão rapidamente a percentagem de fumantes.

Na Reunião de Vanguarda que começa nesta hoje, a WHF e a SBC, bem como a Diretoria de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, dirigida pelo cardiologista Carlos Magalhães, vão desenvolver as estratégias de prevenção nos vários países. “O primeiro passo será criar uma aliança nacional envolvendo cardiologistas, especialistas em hipertensão, colesterol e diabetes, atendimento primário, entidades que reúnem pacientes, autoridades governamentais e responsáveis pelas políticas de Saúde Pública.

O encontro começa às 14 horas desta quinta-feira, com uma apresentação conjunta dos objetivos do projeto, feita pelo presidente da SBC, Angelo de Paola e pelo presidente da WHF, Salim Yusuf. Na sequência, serão feitas apresentações e discussões sobre como tornar efetiva a prevenção cardiovascular, os princípios para a montagem de uma aliança nacional brasileira para a prevenção, a perspectiva e visão do governo brasileiro, que estará representado pelo Ministério da Saúde e a preparação da grande reunião internacional marcada para setembro. No segundo semestre, o projeto desenhado em São Paulo será apresentado aos representantes dos vários países a serem envolvidos na campanha.


Autor: Redação
Fonte: DOC

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581