.
 
 
Saúde orienta consumidores sobre compras seguras na internet
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/04/2015

Saúde orienta consumidores sobre compras seguras na internet

Projeto busca dar ao internauta informações confiáveis sobre produtos sujeitos à vigilância sanitária

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram na última sexta-feira (24) projeto de orientação sobre compra consciente de artigos de saúde e identificação de produtos sem registro.

O Click Saudável busca dar ao internauta informações confiáveis sobre produtos sujeitos à vigilância sanitária, para a tomada de decisões de consumo mais seguras para sua saúde.

O projeto conta com uma página na internet para orientar a população na compra de produtos de saúde em sites de comércio eletrônico. O início da ação foi marcado pela assinatura de Termo de Cooperação com a plataforma MercadoLivre – um dos maiores sites de comércio eletrônico no Brasil – e pelo edital de chamamento para outras empresas de comércio eletrônico aderirem à iniciativa, que será divulgado nos próximos 30 dias.

 

Enquetes e perfil de comportamento na internet

Entre os assuntos que serão abordados na plataforma estão alimentação, medicamentos, tabaco, produtos químicos, saúde e beleza. O site também realizará enquetes sobre o perfil de comportamento e consumo dos usuários da internet. Com uma linguagem simples e direta, o objetivo é favorecer o contato do cidadão com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e os órgãos de defesa do consumidor.

“É uma satisfação colocar à disposição do brasileiro uma ferramenta como o Click Saudável. No momento em quem o Ministério da Saúde busca mudar a consciência e valorizar a prevenção e promoção da saúde. A parceria da Anvisa com o MercadoLivre é a possibilidade de dialogar com a sociedade em outro patamar. Ganha a sociedade brasileira e ganha também a empresa, por uma ação de responsabilidade e ética social. E também ganha o Estado brasileiro que contará com uma ferramenta e parceiros comprometidos para ajudar no papel regulatório”, comentou o ministro da Saúde Arthur Chioro.

Mensagens

Os anúncios institucionais terão mensagens chamando a atenção do internauta para que ele se informe sobre produtos irregulares e propagandas enganosas.

São frases como “Comprando cosméticos pela internet? Saiba como proteger sua saúde”; “Vai fazer tatuagem ou maquiagem definitiva? Confira algumas dicas”, entre outras. Todos os anúncios terão um link para o portal, onde serão publicados conteúdos adequados, estimulando decisões de consumo mais conscientes.

“A ação, além de combater o comércio irregular de produtos de saúde na internet, é uma proposta para fazer uma mudança na forma como fazemos regulação. Com o dinamismo da internet, o Click Saudável coloca a vigilância sanitária em pé de igualdade com quem faz comércio na internet”, avaliou o Diretor-Presidente da Anvisa, Jaime Oliveira.

Comércio Eletrônico

A parceria entre a Anvisa e o MercadoLivre é inédita no País. O MercadoLivre foi escolhido para iniciar o projeto por ser a maior plataforma de compra e venda online do Brasil. São mais de 120 milhões de usuários e a categoria de produtos de Saúde e Beleza é uma das que mais crescem em consumo na plataforma.

“O MercadoLivre é o primeiro site de e-commerce do Brasil. Com a ação, estamos atingindo compradores on-line, com a divulgação de informações aos consumidores e identificação de produtos para controlar o comércio dentro da plataforma”, disse o diretor do site MercadoLivre Brasil, Leandro Soares.

As plataformas de comércio eletrônico provocaram uma verdadeira revolução no comércio de produtos em todo o mundo nos últimos anos, mas tornou necessária a observação de possíveis anúncios de produtos que podem afetar a saúde do consumidor.

Esta nova fase marca o início de uma ação que será mais eficiente do que solicitações pontuais de remoção de anúncios, já que o esforço de articulação com o conjunto de empresas que dominam o comércio eletrônico no Brasil é mais eficaz e fácil do que a fiscalização de milhares de páginas individualmente.

Edital

O objetivo da Anvisa é adequar a estratégia do Click Saudável a diferentes empresas que atuam no comércio eletrônico. No processo de chamamento, serão priorizados os sites com maior número de acesso e tipos de produtos divulgados ou comercializados.

O edital será publicado nos próximos dias e vai permitir uma mudança na forma de fiscalizar a publicidade e o comércio de produtos relacionados à saúde pela internet.

No Brasil, a venda de cosméticos, alimentos, produtos de limpeza e produtos para saúde pode ser feita pela internet, entretanto, é necessário que estes produtos estejam regularizados na Anvisa e atendam os requisitos de segurança e eficácia específicos de cada categoria.

Em relação às propriedades terapêuticas, é importante alertar que elas só podem ser associadas a medicamentos que comprovaram essas alegações perante a Anvisa.

Medicamentos só podem ser vendidos pela internet por farmácias ou drogarias fisicamente estabelecidas, ainda assim não é possível a venda pela internet de medicamentos controlados, ou seja, os de tarja preta e os de tarja vermelha que requerem retenção de receita. 


Autor: Portal Brasil
Fonte: Ministério da Saúde com informações do Portal Click Saudável

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581