.
 
 
Complexidade da medicina exige mais atualização dos profissionais
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/04/2015

Complexidade da medicina exige mais atualização dos profissionais

Atividades do Pré-Congresso de Pediatria abordaram as mais diferentes áreas trazendo importantes ensinamentos aos médicos

Com a medicina cada vez mais evoluída e complexa, nada mais natural que o médico precise buscar e aprofundar o conhecimento. Na manhã e tarde desta quinta-feira (29/05) foram realizadas aulas do Pré-Congresso de Atualização em Pediatria. As atividades foram divididas por áreas trazendo ensinamentos sobre temas como: puericultura, reanimação neonatal para médicos, endocrinologia pediátrica, desenvolvimento e comportamento, adolescentes, suporte básico de vida em pediatria e fala, linguagem e aprendizagem.

Na Puericultura foram abordados conceitos e linguagens da medicina atual na área que é dedicada ao desenvolvimento da criança desde a gestação até o final da adolescência envolvendo cuidados com saúde física, mental ou ambiental. Entre fatores que provocam mudanças no trabalho do pediatra estão aumento de conhecimento, novas tecnologias e complexidade dos assuntos. Há ainda uma revolução em web e telefonia. O coordenador da Área de Puericultura Érico Faustino, lembrou que no trabalho estão presentes a automatização e polivalência e ninguém mais trabalha sem metas e resultados.

- A cada dia novas tecnologias são colocadas à disposição do médico e não é diferente na Puericultura. Todo conhecimento tem que ser incorporado no dia a dia da pediatria. Pelo nível de conhecimento e tecnologia a complexidade de assuntos é muito maior, hoje, o que traz também uma maior segurança. É preciso atualização constante, que é o que nosso Congresso procura oferecer a todos profissionais - disse.

O tema da alimentação também está presente em diversos debates. O destaque, sempre, é da importância do aleitamento materno. A médica pediatra Daniele Raguza, falou sobre a evolução das fórmulas complementares.

- Hoje temos avanços que não chegam a 100% mas trazem benefícios muito grandes para casos onde há dificuldades de mamar no peito. A utilização de uma fórmula complementar em uma mãe que não vai conseguir amamentar é de extrema importância. As indústrias, hoje, procuram fazer com que essas fórmulas se aproximem ao máximo do leite materno. No passado a preocupação era só de crescimento, peso e altura. Agora, a gente vê a indústria extremamente preocupada com todos os outros benefícios, além de considerar fatores alergênicos, imunológicos e funcionais - disse.

A evolução também é no sentido de evitar problemas comuns de constipação nos bebês.

- Essa suplementação com probióticos nas fórmulas tem feito bastante diferença. Os últimos trabalhos têm mostrado uma tendência de que o trânsito intestinal, em relação a consistência e número de evacuações, chegue cada vez mais perto do aleitamento materno. Isso evita também o desconforto das fezes endurecidas nos bebês, que aconteciam antes da suplementação - completou.

A programação oficial do 8o Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria inicia na quinta-feira (30/04) e vai até o sábado (02/05). As atividades acontecem no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. São esperados 1.300 participantes incluindo pediatrias e profissionais de saúde que lidam com crianças.

- A programação científica foi cuidadosamente elaborada para garantir a todos os participantes atualização aplicável à prática de nossa especialidade. Contaremos com convidados nacionais e internacionais debatendo temas importantes e polêmicos na assistência com o objetivo de responder à agenda do médico pediatra do século XXI - afirma a presidente do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Matias Epifânio.

Entre as atrações internacionais confirmadas estão os médicos Debora Duro (EUA), Horacio Gonzalez (Argentina) e Michel Boivin (Canadá), que dividirão seus conhecimentos com os participantes sobre temas fundamentais como neurodesenvolvimento, nutrição e a importância dos mil dias na vida das nossas crianças. Além de toda a possibilidade de aprimoramento profisssional, o evento traz esse ano uma novidade que é uma palestra do renomado professor Clóvis de Barros Filho.

- Este será um presente da SPRS para o associado que durante esses últimos quatros anos nos prestigiou com o seu apoio - declarou a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Patrícia Miranda do Lago

O evento é uma realização da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul. A solenidade de abertura está marcada para as 8h desta quinta-feira. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br. A secretaria local para credenciamento e novas inscrições abre a partir das 7h30 durante os dias do evento.

Sobre a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581