.
 
 
Abrangência ampla de atuação do pediatra desafia médicos que buscam conhecimento e qualificação
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/05/2015

Abrangência ampla de atuação do pediatra desafia médicos que buscam conhecimento e qualificação

VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria encerrou no sábado (02/05) no Centro de Eventos da PUCRS

Assuntos variados e especialistas de diversas áreas da medicina estiveram presentes nos três dias do VIII Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria. O encerramento do evento, organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), ocorreu no sábado (02/05). Aproximadamente 1.200 participantes tiveram a chance de aprender e se capacitar em mais de 40 palestras e atividades. A presidente da SPRS, Patrícia Miranda do Lago, destacou a variedade e complexidade dos assuntos na edição desse ano.

- O Congresso Gaúcho de Pediatria virou uma marca e um símbolo de sucesso. Somos o segundo maior evento do brasil, ficando atrás apenas do Congresso Brasileiro. Foram mais de mil pediatras inscritos e esse ano tivemos como diferencial a variedade de temas. Acompanhamos desde o dia a dia do consultório com doenças mais prevalentes até a vida pessoal do pediatra, em busca da felicidade. Temos uma variedade de público, então buscamos uma variedade de assuntos - afirmou Patrícia Miranda do Lago.

Entre os principais tópicos na programação estiveram muitos assuntos nos quais o médico trabalha de forma preventiva e de situações que estão presentes em milhares de famílias.

- Trabalhamos com o tratamento de doença, mas muito mais com prevenção. As doenças infecciosas mais graves estão praticamente controladas. Então nosso grande problema são doenças crônicas como deficiência mental, autismo, alteração de desenvolvimento e obesidade infantil, entre outros - completou Patrícia.

O presidente do VIII Congresso Gaúcho de Pediatria e VI Simpósio Sul-Americano de Pediatria, Matias Epifanio, falou satisfeito da realização do encontro.

- Estamos felizes porque atingimos todas as metas que queríamos e todos os pediatras estão muito satisfeitos, não só com a atualização mas com os temas escolhidos. A pauta sobre desenvolvimento e os primeiros mil dias de vida foram muito bem recebidos por todos - afirmou.

A pediatria, hoje, está presente em diversas áreas da medicina, mas tem grande importância também no atendimento de pacientes em consultórios médicos. Nesse sentido, a maior preocupação é com a capacidade de gestão dos negócios, já que muitas vezes são administradas por profissionais extremamente qualificadas na medicina, mas com pouco conhecimento na administração.

Segundo a palestrante, Alice Salles (RJ), os problemas mudam de lugar, mas se repetem. O consultório é uma empresa e não existe ninguém focado na gestão. O problema é que em muitos casos não há um planejamento de longo prazo e esses profissionais, quando se aposentam, veem sua renda diminuída. Em sua apresentação, a especialista comentou a necessidade de estar atento a tópicos como relacionamento com operadoras de planos de saúde, super especialização, exigências do paciente e poder público. Também alertou para um novo perfil de pais que estão buscando atendimento, completamente diferente dos que existam no passado.

- Estão chegando aos consultórios uma nova geração de pais que não telefonam mais para o médico, e sim usam o WhatsApp. Eles pesquisam tudo na internet. Vivemos uma transição. São hábitos diferentes que cobram uma postura diferente do médico pediatra - comentou Alice Salles.

O professor da Universidade de São Paulo Clóvis de Barros Filho apresentou a palestra "A vida que que vale a pena ser vivida". O advogado, jornalista e professor universitário falou aos pediatras sobre a busca pela felicidade e pela busca da excelência na vida pessoal e profissional. Segundo o palestrante, cada pessoa precisa encontrar o motivo da sua felicidade.

- Se você não se encanta com você mesmo, sua vida é muito triste. É melhor que se encante com você mesmo, para viver melhor. Cada pessoa vai ter que se aguentar consigo mesma a vida inteira. Você vai viver de qualquer forma, então é aconselhável que goste de si mesmo - relatou Clóvis de Barros Filho.

Outro destaque do dia foi a palestra da reconhecida mundialmente gastroenterologista pediátrica, Debora Duro. A especialista afirmou que a suplementação de vitaminas no primeiro ano do bebê saudável só deve ser realizada apenas com Vitamina D e Ferro.

- As crianças normais, que não apresentam problemas, necessitam de suplementos de Vitamina D e Ferro. Não existe recomendação científica para os outros suplementos, só para casos especiais de crianças com problemas crônicos. Estas suplementações são necessárias, pois começam a diminuir no leite materno - ressaltou Debora Duro.

A próxima edição do Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria já tem data marcada. O evento de pediatria de 2016 ocorre entre os dias 02 e 04 de junho no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.gauchopediatria.com.br.

Sobre a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.


Autor: Marcelo Matusiak e Mariana da Rosa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581