.
 
 
Namorados: ação destaca importância da proteção e teste do HIV
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


11/06/2015

Namorados: ação destaca importância da proteção e teste do HIV

Uso do preservativo é a melhor forma de proteção contra o vírus

O cuidado com a proteção do parceiro e com a própria saúde na relação sexual é o mote da campanha do Dia dos Namorados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta quinta e sexta-feiras, 11 e 12, serão disponibilizados testes rápidos para a detecção dos vírus HIV/Aids, sífilis e hepatite C, das 9h às 18h, no Largo Glênio Peres, centro da Capital. Com o resultado pronto em apenas 30 minutos, o teste é simples e gratuito. Também haverá a distribuição de preservativos, com quatro dispensers gigantes montados no local. A programação terá atrações musicais e performances teatrais no sentido de chamar a atenção para a prevenção. Às 11h de sexta-feira, 12, a secretária municipal de Saúde em exercício, Fátima Ali, irá acompanhar as atividades.

Porto Alegre é a capital brasileira e cidade com as mais altas taxas de detecção de casos de Aids nos últimos cinco anos, sendo que, em 2013, foram 96,2 casos por 100 mil habitantes, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Apesar das quedas registradas na mortalidade, a taxa em 2013 ainda é de 28,52 óbitos para cada 100 mil habitantes. “Para se ter um comparativo, no Brasil a taxa média de detecção foi de 20,5 casos para cada 100 mil habitantes no mesmo período, e no Rio Grande do Sul o número sobe para 40,3”, afirma a técnica da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, Isete Maria Stella. O Estado apresenta o maior coeficiente de mortalidade do Brasil: 11,2 óbitos para cada 100 mil habitantes, embora essa última apresente queda considerável nos últimos dez anos.

No que se refere à faixa etária, a Capital concentra o maior número de casos em pessoas de até 39 anos, mas com crescimento nas faixas de 13 a 24 e acima de 60 anos. Em relação às categorias de exposição, os heterossexuais apresentam índices mais altos comparativamente às demais regiões do país, mas observa-se crescimento na categoria homo/bissexual e decréscimo acentuado em usuários de drogas injetáveis. A notificação do HIV foi instituída nacionalmente em junho de 2014, mas, na capital gaúcha, começou em março de 2013, possibilitando o conhecimento mais precoce dos casos e o acompanhamento da infecção.

Prevenção – A SMS tem investido em ações para controlar a epidemia em Porto Alegre. Uma das estratégias é oportunizar a detecção precoce da infecção pelo HIV, com a oferta de diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento. Para o coordenador da Área Técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da SMS, Gerson Winkler, a estratégia está de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. “O objetivo é possibilitar a detecção e o início precoce do tratamento da infecção causada pelo HIV, com a diminuição da transmissibilidade. Devemos enfatizar a prevenção combinada – associação de práticas usuais de prevenção com uso de tratamento –, com diferentes estratégias para o enfrentamento da epidemia na Capital”, destaca Winkler.


Autor: Redação
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581