
Foi assinado em Sevilha, durante o congresso anual da Heart Failure Association (HFA), da European Society of Cardiology (ESC), o acordo que fará com que o SAVIC - Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca, desenvolvido no Brasil, seja ministrado em todos os países da Comunidade Europeia. No exterior o curso desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC recebeu o nome Acute Heart Failure Advanced Life Support (AHFAL).
O documento foi assinado pelo diretor administrativo da SBC, Emilio Cesar Zilli, pelo presidente da European Society of Cardiology, Fausto Pinto e da Heart Failure Association, Gerassimos Filippatos.
O cardiologista Manoel Canesin, que deu início a proposta do SAVIC, conta que o programa permite a sistematização prática e a capacitação do médico para atender à insuficiência cardíaca aguda, o que é extremamente necessário nos dias atuais. Acontece que com o envelhecimento da população mundial e o desenvolvimento dos tratamentos das doenças coronárias, hipertensivas e outras, os paciente tem a possibilidade de ter maior sobrevida, aumentando assim os casos de insuficiência cardíaca.
O curso preenche uma lacuna que existia no Brasil e no mundo para melhorar a sobrevida e os custos no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca aguda, não havendo nenhum com esta característica científica e inovadora no mundo, que se assemelhasse. Dessa forma, "o SAVIC tende a se difundir rapidamente", diz Canesin. A Sociedade Portuguesa de Cardiologia se antecipou há dois anos e pediu a realização do SAVIC para os cardiologistas portugueses e ele foi realizado já algumas vezes em Portugal com grande sucesso.
Para se internacionalizar, o programa terá apresentação formal feita num ‘workshop’ a ser realizado durante o Congresso Europeu de Cardiologia 2015 em Londres, em agosto. Os três autores Manoel Canesin, Mucio Tavares de Oliveira Jr. e Antonio Pereira Barretto estarão lá apresentando todo o projeto. Está em andamento também a fusão da estratégia do SAVIC na próxima diretriz europeia de insuficiência cardíaca.
Manoel Canesin, que esteve presente à cerimônia em Sevilha, juntamente com Múcio Tavares de Oliveira Jr. e Antonio Pereira Barretto, diz que a difusão do SAVIC por toda a Europa é motivo de orgulho para a Cardiologia nacional. “Tradicionalmente o Brasil quase que se limitava a importar conhecimento e tecnologia dos países mais avançados, agora chegou o momento em que, graças à produção científica e acadêmica nacional, a SBC já é capaz de exportar ‘know how’ próprio e conhecimento científico, para se incorporado e usado por todos países europeus”.