.
 
 
Encerramento do II Fórum teve a posse de novos membros
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/06/2015

Encerramento do II Fórum teve a posse de novos membros

Presidente do CBC, Heladio Feitosa de Castro Filho ressaltou a importância e o simbolismo da solenidade para recepcionar os novos membros nas categorias Acadêmicos, Associados, Adjuntos e Titulares

O II Fórum Ensino Médico em Cirurgia, realizado na sede da Associação Paulista de Medicina, foi encerrado com uma sessão solene de posse de novos membros do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - CBC, no auditório Nobre da entidade.

O evento foi organizado pelo Capítulo de São Paulo do CBC.

A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente do Diretório Nacional do CBC, TCBC Heladio Feitosa de Castro Filho; Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Cláudio José Caldas Bresciani; Vice Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Sidney Roberto Nadal; conselheiro do CFM, ACBC Jorge Carlos Machado Curi; conselheiro do Cremesp, TCBC Renato Françoso; presidente da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão; representante do secretário Estadual de Saúde, David Uip, Floraci Gomes Ribeiro; e presidente da Academia de Medicina de São Paulo, José Roberto de Souza Baratella.

O TCBC Paulo Maurício Chagas Bruno, Segundo Tesoureiro do Capítulo de São Paulo do CBC foi o mestre de cerimônias da noite. Antes de serem empossados, os novos membros fizeram o juramento em voz alta e em pé, após a execução do hino nacional. O presidente do CBC, Heladio Feitosa de Castro Filho ressaltou a importância e o simbolismo da solenidade para recepcionar os novos membros nas categorias Acadêmicos, Associados, Adjuntos e Titulares.

O presidente da Academia de Medicina de São Paulo, José Roberto Baratella foi o primeiro a discursar e afirmou ver com satisfação o respeito às tradições que o CBC ainda preserva. O presidente da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão, também deu os parabéns aos novos membros em se associar a uma entidade de tanta credibilidade, como é o CBC. "Nossa profissão vive momentos difíceis. O curso de graduação passa por uma degradação constante e as especialidades correm os mesmos riscos", completou.

Já o conselheiro do CFM, ACBC Jorge Carlos Curi, também lembrou que a medicina passa por momentos delicados. "Ser especialista requer dedicação permanente. Quando dizem que somos cooperativistas, somente queremos proteger uma profissão mais qualificada", explicou. A representante do secretário Estadual de Saúde, David Uip, pediu aos novos membros que nunca se esquecem da humanização à assistência a saúde, uma das carências do nosso sistema.

Coube ao Vice Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Sidney Roberto Nadal, dar as boas-vindas os integrantes do CBC: "sintam-se bem acolhidos nessa casa que é do cirurgião brasileiro". O presidente do Diretório Nacional do CBC, TCBC Heladio Feitosa de Castro Filho questionou aos que progrediram ou entraram no CBC: qual é a vantagem de ser do Colégio? "Existe um clamor da sociedade para um posicionamento de valorização da medicina brasileira. No nosso estatuto está muito claro que devemos cuidar do aperfeiçoamento continuo do cirurgião brasileiro e lutar por condições dignas e seguras para o exercício da medicina. Só conseguiremos fazer isso se for com o pensamento uníssono do CBC e dos seus mais de 6 mil membros".

O conselheiro do Cremesp, TCBC Renato Françoso, destacou que eventos como esses significam a valorização do médico e do compromisso com a sociedade e com os nossos pares. "Respeito que adquirimos e devemos manter". Antes do encerramento, o Primeiro Secretário do Capítulo de São Paulo, TCBC Ramiro Colleoni, fez uma breve apresentação para revelar que os problemas existentes atualmente no Brasil com a proliferação de faculdades de medicina de forma indiscriminada foram já enfrentados no passado.

Ramiro Colleoni lembrou do professor William Halstead e da sua perseverança pelos procedimentos assépticos, pelos estudos e por suas iniciativas. "Halstead trouxe contribuições em inúmeras áreas da cirurgia mundial. Tinha uma personalidade obsessiva e exigia dedicação extrema de seus colaboradores". O Primeiro Secretário do Capítulo de São Paulo falou ainda do ensino médico no Brasil e de Arnaldo Vieira de Carvalho, fundador da escola de medicina da USP, e do patrono do Capítulo de São Paulo, Benedicto Montenegro. Para completar, citou o relatório Flexman, produzido no início do século passado, revelando que a superprodução de médicos sem qualidade só prejudicava o paciente que não era adequadamente assistido. "A prioridade do programa 'Mais Médicos' é apenas elevar numericamente o número de profissionais, sem se preocupar com a qualificação. De tudo o que foi falado durante o II Fórum ficou claro que a ampliação de vagas indiscriminadamente nas escolas médicas não e adequada e os desafios são enormes com a busca da qualidade e da excelência".

O Mestre do Capítulo de São Paulo, TCBC Cláudio José Caldas Bresciani, afirmou que os organizadores do II Fórum estavam cumprindo com a missão do CBC. "Os debates, realizados durante o evento, foram de um nível fantástico, com pessoas de extrema qualificação, num clima de cordialidade, apesar de toda a discordância com a posição do Governo Federal. Deixamos claro que o CBC quer participar das decisões na nossa área e somos organizados para isso. Temos sugestões e soluções para os problemas." Cláudio Bresciani fez questão de homenagear e citar a presença do professor ECBC Domingos Braile, que estava no auditório e participou ativamente do II Fórum de Ensino Médico em Cirurgia.


Autor: Redação
Fonte: Doc Press
Autor da Foto: Reprodução CBCSP - Fórum 2013

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581