.
 
 
Post no Facebook ajuda a encontrar doadora de sangue raro em Curitiba
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/06/2015

Post no Facebook ajuda a encontrar doadora de sangue raro em Curitiba

Em menos de duas horas Marli Aparecida da Silva foi encontrada

Um post publicado no Facebook da Prefeitura de Curitiba (PR) ajudou o Hemominas, banco de sangue de Minas Gerais, a encontrar uma doadora de sangue para uma adolescente que sofre de uma doença rara. A garota, identificada apenas como Sabrina, tem anemia falciforme severa, um tipo de alteração genética que altera os glóbulos vermelhos e atrapalha o transporte de oxigênio pelo sangue.

Os funcionários do Hemominas procuraram em todos os bancos de sangue do Brasil por uma doadora, que precisava ter sangue do tipo O- com antígenos muito raros, específicos para uma paciente como a Sabrina. A única encontrada morava em Curitiba. Por isso, eles ligaram para o Hemepar, banco de sangue do Paraná, e perguntaram se seria possível achar tal pessoa.

''Quando recebemos o pedido, procuramos e encontramos a Marli Aparecida da Silva, que tem características praticamente iguais a da paciente. Só que o telefone dela estava desatualizado, pois a última vez que havia doado havia sido em 2004'', contou uma das bioquímicas do Hemepar Caroline Luise Prochaska.

Para tentar encontrar logo a doadora, Caroline resolveu pedir ajuda para a Prefeitura, que tem 572 mil fãs em sua fanpage no Facebook. ''Ela ligou para a gente e perguntou se podíamos colaborar. Falei que sim. Afinal, temos que aproveitar o poder dessa ferramenta'', explicou o diretor do departamento de internet e mídias sociais do órgão, Álvaro Borba.

O post, publicado na tarde desta terça-feira (16), teve 9.270 compartilhamentos e alcançou mais de um 1,2 milhão de pessoas. Em menos de duas horas a Marli foi encontrada. Caroline conta que dezenas de usuários ligaram para o Hemepar dizendo conhecer mulheres chamadas Marli Aparecida da Silva. ''Até que um dos contatos passados deu certo'', conta. Outras pessoas comentaram no post dizendo ter o tipo sanguíneo O- e se oferecendo para doar.

A Marli doou sangue por volta das 13 horas da quarta-feira (17). A doação será levada para Minas Gerais ainda nesta semana.


Autor: Lucas Gabriel Marins
Fonte: Uol

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581