
Um menino de oito anos, que estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), sofreu um acidente ao cair no tubo onde são colocadas roupas hospitalares usadas, situado no 12º andar da instituição. O tubo vai até o subsolo do prédio. O acidente ocorreu na noite de terça-feira (23). O menino está na
UTI Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital, em estado grave.
De acordo com uma nota enviada à imprensa pelo HCPA, a criança brincava com uma familiar no corredor da pediatria no 10º andar quando correu em direção a uma porta de serviço da unidade. Na sequência, ele teria ido a um elevador e subido dois andares para, depois, entrar pela porta que dá acesso ao tubo, onde caiu.
O menino foi encontrado pelas equipes assistenciais e de vigilância. O local não foi informado. A equipe de atendimento ao trauma prestou os primeiros socorros imediatos e encaminhou a criança para a emergência pediátrica do hospital, onde ela foi estabilizado clinicamente. Como o menino sofreu traumas e fraturas, ele foi levado ao HPS, onde está internado em estado grave.
Ainda no comunicado, o Hospital de Clínicas diz reconhecer que a porta de serviço de unidade pediátrica deveria estar trancada, como é padrão da instituição, e já tomou as medidas de controle. A instituição afirma também estar dando acolhimento e todo o apoio para os familiares do menino. O Núcleo de Segurança do Paciente está analisando o episódio.