.
 
 
Rio Grande do Sul registra oito mortes por meningite em 2015
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/07/2015

Rio Grande do Sul registra oito mortes por meningite em 2015

As últimas três mortes confirmadas ocorreram em Cachoeirinha e Dom Feliciano

De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Saúde, o Rio Grande do Sul já registra oito óbitos por doença meningocócica em 2015. As últimas três mortes confirmadas ocorreram em Cachoeirinha e Dom Feliciano. Até agora, já são 39 casos confirmados da doença bacteriana no Estado. Há também o caso de uma morte por meningite viral registrado em janeiro em Canoas. As informações são da Rádio Gaúcha.

Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, destaca que houve aumento de casos em 2015. Mas, apesar do surto registrado em Cachoeirinha, não significa que o mesmo irá acontecer em todo o Estado.

Em todo ano passado, foram registrados 61 casos de meningite bacteriana no Estado, com 10 mortes, e 347 de meningites virais, com quatro mortes.

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre reforçou que está oferecendo a vacina Meningocócica C para crianças de até dois anos, mesmo não tendo o surto da doença. As doses estão no calendário vacinal e são aplicadas aos três e aos cinco meses de vida dos bebês, com reforço a partir de um ano e três meses até os dois anos de idade.

A vacina está disponível na rede pública desde 2010. Os pais devem se dirigir às Unidades de Saúde, que funcionam das 8h às 17h. Nas unidades com Saúde da Família o horário é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Porto Alegre registrou 11 casos de meningite meningocócica em 2015, a maior parte do Meningococo C. A secretaria informa que não se observa, no momento, aumento de casos por outros agentes como Meningococo B, W ou Y. A rede privada está oferecendo duas vacinas: a vacina quadrivalente, que protege contra os tipos A, C, W, Y, e a vacina contra o meningo B.

A meningite é a inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada vírus, bactérias, fungos e protozoários. A transmissão ocorre pelo contato direto de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça severa, náuseas, vômitos, confusão mental, convulsões, rigidez de nuca e aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Crianças muito pequenas podem apresentar prostração ou irritabilidade. Em crianças menores de um ano, os sintomas são menos evidentes: febre, recusa alimentar, irritabilidade ou sonolência e prostração e, em alguns casos, abaulamento da moleira.

Os sintomas das meningites virais e bacterianas são os mesmos. Diferente das virais, a meningite bacteriana, pode ser fatal. As pessoas com sintomas de meningite devem procurar, imediatamente, atendimento médico.


Autor: Jocimar Farina
Fonte: Zero Hora
Autor da Foto: Luiz Armando Vaz

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581