.
 
 
Beneficência Portuguesa na campanha mundial de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/07/2015

Beneficência Portuguesa na campanha mundial de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Hospital destina 30 consultas ao atendimento de pacientes no Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço

Alinhada às mobilizações relacionadas com o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, a Beneficência Portuguesa de Porto Alegre ofereceu à comunidade 30 consultas destinadas ao atendimento de pacientes interessados na prevenção da doença. Na manhã de 27 de julho, duas equipes médicas lideradas por Geraldo Pereira Jotz, especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estarão à disposição do público nos consultórios do Pronto Atendimento 24 Horas do Hospital, em Porto Alegre.

As ações preventivas são recomendadas pela Federação Internacional das Sociedades de Oncologia em Cabeça e Pescoço, que reúne 51 sociedades de cirurgias especializadas, além da União Internacional de Combate ao Câncer (UICC). Para o médico Geraldo Pereira Jotz, a informação e a educação são fundamentais na conscientização e à prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

As principais recomendações preventivas são as seguintes:

- O paciente com sintomas como obstrução nasal, rouquidão, feridas na boca que duram mais de 15 dias e que não melhoram, deve procurar um cirurgião de cabeça e pescoço ou um otorrinolaringologista para avaliar a situação.

- A boa higiene bucal é importante para evitar feridas na boca, assim como escovar os dentes após as refeições, manter os dentes em bom estado de conservação e próteses bem adaptadas para evitar feridas na gengiva, nos lábios ou na língua.

- Evitar o tabagismo, o etilismo e os alimentos que possam conter inseticidas (alguns tipos de verduras e frutas devem ser muito bem lavadas antes de serem ingeridas).

- Ingerir uma dieta balanceada com vitamina C e de vitamina E contribuem à prevenção.

- A presença do HPV (Papiloma Vírus Humano) e da hereditariedade são fatores importantes na gênese de um câncer.

- A exposição solar é relevante na gênese de lesões de pele e dos lábios na área da cabeça e do pescoço, por serem muito sensíveis.

- As comorbidades (doenças associadas) dificultam o tratamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Uma boa alimentação aliada a exercícios físicos e mudanças em hábitos de vida, propiciam ao paciente melhores condições para suportar um tratamento mais eficaz contra um câncer.


Autor: Omar de Barros Filho
Fonte: Beneficência Hospitais

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581