.
 
 
Chioro defende creches perto do trabalho para incentivar aleitamento materno
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/08/2015

Chioro defende creches perto do trabalho para incentivar aleitamento materno

Apesar de baixo, o número de empresas que aderiram ao espaço de aleitamento materno dobrou, chegando a 200 em todo o Brasil

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou na última sexta-feira (7), durante cerimônia de encerramento da Semana Mundial de Amamentação, que é preciso garantir creches no ambiente de trabalho ou próximo dele, além da implementação de espaços de apoio ao aleitamento materno.

“É muito simples e barato para ser implantado e permite à mãe recolher o leite de maneira segura, transportar para sua casa e poder amamentar seu bebê ou doar esse leite e beneficiar bebês de mães que não podem amamentar”, afirmou o ministro.

Este ano, o slogan da campanha é "Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos". Padrinhos da campanha, o apresentador de TV Serginho Groisman e sua mulher, Fernanda Vogel Molina Groisman, participaram do evento de reconhecimento das 18 empresas que adotam as propostas do Programa Mulher Trabalhadora que Amamenta.

Na cerimônia, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, conversou com Chioro para saber da possibilidade de oficializar, nos editais para contratação de serviços terceirizados, a inclusão da obrigatoriedade do espaço para aleitamento. Chioro informou que o Ministério da Saúde não tem autonomia para instituir a regra, que teria de tramitar no Congresso Nacional.

Segundo ele, há propostas nesse sentido em tramitação. "O importante é que consigamos envolver o empregador, de modo a garantir que a trabalhadora tenha a informação adequada sobre o prazo de quatro meses para amamentar, e nós consigamos incentivar as empresas privadas a dar os seis meses.”

De acordo com Artur Chioro, apesar de baixo, o número de empresas que aderiram ao espaço de aleitamento materno dobrou, chegando a 200 em todo o Brasil. “Ainda mais se considerarmos que empresas com mais de 30 mulheres acima de 16 anos já assumiram uma série de obrigações de proteção à maternidade e à infância. É um trabalho de conscientização.”

O ministro acrescentou que, com o espaço, as crianças crescem de maneira mais saudável e as mães ficam mais focadas no trabalho, "porque sabem que seus filhos estão se desenvolvendo bem".


Autor: Flávia Albuquerque
Fonte: Agência Brasil

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581