.
 
 
Mães que amamentam podem doar excedente ao Banco de Leite
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/08/2015

Mães que amamentam podem doar excedente ao Banco de Leite

Leite materno beneficia a imunidade e diminui o risco de doenças

Importante elo entre mãe e bebê após o parto, amamentar não é uma tarefa fácil. Habilidades que precisam ser desenvolvidas, cansaço, mudança na rotina, licença maternidade que chega ao fim. Com tantos desafios pela frente, todo amparo é bem-vindo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem se empenhado em valorizar e ampliar o atendimento às mães no período pós-parto, além de buscar parcerias junto a empresas, garantindo melhores condições no retorno ao trabalho. A exposição fotográfica Amamentar e Trabalhar: Podemos Conseguir! e a criação de 15 salas específicas de apoio a mães e bebês integradas às unidades de saúde da Capital são exemplos dos avanços na área.

O leite materno é importante para os bebês e traz benefícios, como na imunidade, ao diminuir o risco de doenças infecciosas e diarreias, além de atuar no desenvolvimento dos órgãos e do sistema cognitivo. Mas para os bebês prematuros, o leite materno é fundamental na luta pela sobrevivência. Por isso, o Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) tem feito apelos para mudar uma constante realidade: o baixo estoque de leite materno. O HMIPV tem capacidade para processar a demanda de 100 litros de leite humano por mês, quantidade que seria suficiente para suprir as necessidades dos bebês.

Diariamente, enfermeiras do banco auxiliam no esgotamento (retirada) do leite materno, e a prioridade é sempre o próprio filho, estimulando com isso o aumento da produção do leite. Quando os bebês internados não recebem o leite da mãe, por ainda não haver produção, ele receberá o leite humano doado. "Sem estímulo da mama, não há produção de leite. Outro fator agravante para uma baixa produção é a fragilidade emocional da mulher após o nascimento de um bebê prematuro", destaca a técnica de enfermagem do Banco de Leite, Marielen Mossoi Serafim. As mães também precisam estar bem-alimentadas, tranquilas, ter apoio da família e de profissionais para ter condições de amamentar.

Para mudar essa realidade de baixo estoque de leite humano, basta um gesto simples: doar o leite excedente. "Doar leite materno é um gesto de amor e solidariedade que salva vidas. Uma pequena atitude que marca a vida das mães e dos bebês para sempre, por isso precisamos valorizar a doação cada vez mais", comenta Marielen.

Toda mãe que estiver amamentando e quiser ser doadora pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HMIPV. Será feito um cadastro, com informações de identificação e do pré-natal. Serão avaliados os dados clínicos, com orientações iniciais para esgotar as mamas manualmente e armazenar o leite com segurança, até que a equipe possa buscar o conteúdo na residência, momento em que esclarecerá dúvidas. O leite recebido será processado e analisado rigorosamente, enviado ao laboratório do hospital e, só após, será liberado para o consumo dos bebês.

Banco de Leite do HMIPV:

Avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi
Telefone: 3289-3334
Caso a mãe doadora não tenha disponibilidade de ir até o Banco de Leite, uma equipe vai até o endereço informado.


Autor: Natália Mingotti (estagiária) Supervisão: Vanessa Conte
Fonte: PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581