.
 
 
Conheça o Rapid Research Notes
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/09/2009

Conheça o Rapid Research Notes

Novo tipo de literatura científica tem repositório para Influenza

Leia ainda
Vírus H1N1 da gripe A não apresenta mutação em laboratório
O vírus da gripe A superou a concorrência dos outros vírus, prevalecendo sobre eles, reproduzindo-se a uma taxa duas vezes maior


Segunda onda da gripe A

Países do hemisfério norte devem se preparar para uma severidade maior, afirma ONU

 

A Internet abriu e continua abrindo novas possibilidades e perspectivas para que a comunicação científica seja realizada online, de forma rápida, participativa e com acesso aberto e universal. Para tanto, formas inovadoras de publicação buscam explorar a Web como meio de publicação.

Nos últimos anos têm sido criados inúmeros repositórios de artigos científicos pessoais e institucionais com a finalidade de armazenar, organizar e prover acesso, geralmente aberto, a documentos que de outra forma seriam restritos por assinaturas ou embargo. Muitos destes documentos já foram publicados anteriormente em periódicos, mas há repositórios que recebem artigos inéditos (eprints), acelerando o processo de comunicação de resultados de pesquisas como o arXiv, operado pela Cornell University Library, nos Estados Unidos.

Nessa linha, o National Center for Biotechnology Information (NCBI), uma divisão da National Library of Medicine (NLM) no National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, acaba de lançar um repositório para rápida comunicação de resultados de pesquisa denominado Rapid Research Notes (RRN). O objetivo principal da iniciativa é acelerar a publicação de resultados, ideias e descobertas científicas e fomentar discussões com outros pesquisadores e profissionais de saúde por meio da disponibilização de um portal na Web. Lançado em agosto de 2009, o RRN permite aos usuários acessar e citar resultados de pesquisa providos através de programas desenhados para comunicação imediata por publishers participantes.

A criação do repositório RRN foi catalisada pela pandemia de Influenza A (H1N1) e a necessidade de compartilhar rapidamente os resultados de pesquisa. A primeira coleção arquivada em RRN foi a iniciativa da Public Library of Science (PLoS) que desenvolveu o PLoS Currents: Influenza. A coleção vai abrigar notas de pesquisa em todos os tipos de vírus de influenza e sobre vários aspectos da pesquisa, tais como virologia da influenza, genética, imunidade, biologia estrutural, genômica, epidemiologia, modelos, evolução, políticas públicas e controle da pandemia. O portal de lançamento já publica contribuições de notáveis pesquisadores da área. As expectativas do NCBI são de que sejam criados novos arquivos RRN em outras especialidades biomédicas e em outros temas críticos que requeiram publicação rápida.

De acordo com o NCBI, os autores devem depositar materiais no RRN somente através de seus publishers, e não individualmente, pois há a necessidade de moderação e controle de qualidade por um comitê de especialistas (provido pelo Publisher). Além disso, este deve possuir um portfólio de material (comunicações rápidas) que cubra determinada área biomédica. A área deve ser suficientemente especializada de tal forma que o corpo de especialistas moderadores tenha a devida experiência para que possa analisar cuidadosamente o material submetido.

Todos os itens no repositório RRN são disponíveis sob licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported, o que permite reprodução e uso dos conteúdos para fins não-lucrativos de forma não-restritiva, desde que citada a fonte.

A RRN e os respectivos repositórios abrem inúmeras possibilidades para a comunicação científica. O sistema prescinde de revisão por pares tradicional – e por isso é rápido – mas está concebido para uma área temática específica de modo que um comitê de especialistas tem condições de atestar a qualidade e confiabilidade dos resultados publicados no RRN. Além disso, sua publicação não inviabiliza a submissão posterior de resultados em um artigo convencional, também é citável, garantindo ao autor a atribuição da ideia original do trabalho.

Acesse aqui e conheça.


Autor: BIREME/OPAS/OMS
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581