.
 
 
Feira Mundial Municípios e Saúde
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/09/2009

Feira Mundial Municípios e Saúde

Evento foi realizado em Buenos Aires, entre os dias 18 e 21 de agosto

Confira as fotos do Evento:
Feira reúne gestores, profissionais da saúde e pública geral
Presidente Cristina Kirchner participa da abertura da feira
Diretora da OPAS reitera importância do intercâmbio de experiências, conhecimentos e ideias
Café com Ideias promove debate entre especialistas e o público
Abel Packer discute informação e participação social
Verônica Abdala reliza demonstrações sobre o uso da BVS
Caty e Flavio em apresentação sobre a BVS
Equipe recebe o público no estande do evento

Cerca de 5 mil pessoas de diversos países e aproximadamente cem especialistas locais e internacionais, prefeitos, funcionários e profissionais participaram da primeira "Feira Mundial Municípios e Saúde: direitos humanos, cidadania e governança local para o desenvolvimento", que foi realizada em Buenos Aires, Argentina de 18 a 21 agosto de 2009.

Cristina Kirchner, Presidente da Argentina, Juan Manzur, Ministro da Saúde do país e Mirta Roses, Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), inauguraram o encontro que promoveu o intercâmbio de informação, conhecimento e experiências para a construção de modelos de saúde inclusivos, equitativos e participativos.

Na Feira Mundial, organizada pelo Ministério da Saúde em conjunto com a OPAS e com o apoio de outras agências da Organização das Nações Unidas (ONU), a Presidente da Argentina pediu aos prefeitos locais para trabalhar em parceria com o governo nacional para melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis. Também marcou com especial ênfase que a luta pela necessidade de saúde pública precisa da participação "de todos os bairros e da confiança da sociedade", disse a Presidente.

A OPAS teve uma participação de destaque no evento, que ficou refletida com as intervenções da Diretora da OPAS. Mirta Roses, reforçou em seguidas oportunidades a importância do compromisso das comunidades para trabalhar em conjunto por um mundo mais saudável e convidou os municípios a promover o desenvolvimento pleno de suas comunidades.

"Costa Salguero (o local onde as atividades aconteceram) terminou com uma quantidade enorme de energia positiva, foi o local onde todos participaram, se beneficiaram e trocaram idéias. E isso é o que queríamos de todos os municípios e comunidades saudáveis", disse Mirta Roses ao encerrar a feira no dia 21 de agosto. Para a Diretora da OPAS, a Feira Mundial buscou propiciar e incentivar a geração de novas formas de governo local, em que "o intercâmbio de experiências, conhecimentos e idéias com outros municípios são uma forma de gestão diária prol de um município saudável. "Deste tipo de atividade se sai entusiasmado, com muito otimismo, querendo continuar a tarefa e com uma forte convicção de que um futuro melhor é possível e que podemos fazer hoje", resumiu a Diretora da OPAS.

“Pela primeira vez, sob a forma de feira, se realiza na Argentina uma atividade relacionada com a saúde e em especial sobre a questão do desenvolvimento local, municípios, direitos e cidadania. É algo que devemos promover mais. Vale a pena gerar esses espaços de diálogo, de festividade e calor humano. Esta experiência remonta à origem das feiras, neste ou em outros países, como um espaço de troca, negociação, intercâmbio, encontro, construção de sonhos e amor pela vida”, afirmou José Antonio Pagés, Representante da OPAS na Argentina.

Marco Akerman, Assessor Regional de Saúde e Desenvolvimento Local da OPAS participou da comissão organizadora do evento e disse que os resultados superaram as expectativas. A primeira edição da feira teve a idéia de criar um espaço onde houvesse mobilização social para formar outros eventos tradicionais, desenvolvendo atividades para pessoas de diferentes setores poderem participar. "E estamos muito felizes porque a idéia teve eco nas pessoas, porque não só participaram da feira representantes do setor de saúde, mas os atores de diferentes áreas que se encontraram e compartilharam suas experiências e certamente regressarão às suas localidades com mais conhecimentos", afirmou.

Caty Ianello, consultora em Gestão da Informação e Conhecimento da OPAS Argentina, também destacou a importância da feria “que nos permitiu desenvolver várias atividades relacionadas ao acesso e difusão da informação e conhecimento científico para a tomada de decisões em nível local. O estande da OPAS em particular foi o lugar de encontro entre colegas, de fórum de intercâmbio de ideias, de promoção e difusão dos produtos e serviços de OPAS”.

BIREME promove atividades de Informação e Gestão do Conhecimento

O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) foi uma das instituições que colaboraram com a realização da Feira Mundial e promoveu a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio da participação em debate, realizando treinamentos, fazendo o registro e divulgação de informação, conhecimento, evidências, inovação e experiências.

A participação do Diretor da BIREME, Abel Packer, ocorreu na sessão "Café com Ideias", junto com Zulma Ortiz, Especialista em Saúde, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e coordenada por Gustavo Poch, assessor de comunicação do Centro de Informação das Nações Unidas (CINU) na Argentina. Sobre o tema "Informação e conhecimento como bens públicos para fortalecer a participação social em saúde", Packer abriu o debate que se seguiu com Ortiz sobre a importância da democratização do acesso às fontes e fluxos de informação e sua contextualização, considerando os entornos institucionais, para comunicar a informação que potencializa a participação social. Nas sessões com esta, em formato de debate, se promoveu espaços similares a um café no qual um moderador e especialistas realizaram entrevistas sobre um tema específico durante a feira.

Na Sala de Gestão do Conhecimento foram realizadas capacitações rápidas em como acessar e as opções de uso do conhecimento científico organizado nas coleções de fontes de informação da BVS, com ênfase na recuperação e uso da informação no processo de tomada de decisão, como a gestão local integrada da saúde.

As capacitações foram realizadas por Verônica Abdala, Gerente de Serviços Cooperativos da Informação na BIREME; Caty Ianello, Consultora, e Flavio Hazrum, Bibliotecário, ambos da OPAS Argentina. Além disso, a equipe esteve no estande da OPAS na feira, onde esclareceu dúvidas e ofereceu mais informação para o público geral.

Outra ação promovida pela BIREME foi a operação de um Núcleo de Gestão do Conhecimento do evento formado pelos dois estudantes de pós-doutorado, Milca Cuberli e Rodrigo Clacheo, os três jornalistas, Rosalía Costantino, Silvia Merchan e Esteban Veras, Patrícia Santos, da BIREME, como editora, e com o apoio do assessor de comunicação da OPAS Argentina, Sebastián Oliel.

A equipe se dedicou a assistir e registrar, por meio do blog http://blog.feriamundial.bvsalud.org, em posts, informes e fotos das atividades da programação, antes, durante e após o evento. "O objetivo foi ampliar a comunicação do evento, com meios humanizados para fortalecer o sentimento de pertencimento das pessoas e facilitar sua conexão", disse Silvia Almeida de Valentin, Gerente de Gestão Administrativa, responsável pelo blog e outras linhas de ação de comunicação na BIREME.

O registro e comunicação das contribuições e novas idéias, histórias de sucesso, lições aprendidas e as mesmas conclusões e recomendações dos líderes da cidade e os atores que ajudam a melhorar a vida das suas comunidades foram publicados no blog, usando o modelo aplicado pela BIREME e pela rede TropIKA.net em eventos de importância internacional. O conteúdo resultou em mais de 60 posts no blog, quatro informes diários de conferências e mesas de experiências, além de 375 fotos publicadas.

A gestão de informação e conhecimento realizada na Feira Mundial, segundo Abel Packer, "foi uma entre as muitas inovações que tornaram o evento como um marco histórico enquanto fórum de livre intercâmbio de experiências, ideias e lições aprendidas. Os debates nos Cafés com Ideias, as capacitações na sala de Gestão do Conhecimento, o blog com textos sobre as contribuições das conferências e mesas redondas produzido pelo Núcleo de Gestão de Conhecimento, agregaram novas dimensões de registro e comunicação de informação e conhecimento às atividades da feira. Essas inovações refletem a operação do modelo da BVS como espaço de convergência de informação, conhecimento e evidências e sua aplicação requer a dedicação e a criatividade dos colaboradores. Para representar a todos eles, gostaria de destacar a ação de Patrícia Santos, jornalista da BIREME, que coordenou o Núcleo de Gestão do Conhecimento do evento”, disse Packer.

O número de ações através de comentários no blog, mais de 30 aprovados (que não caracterizam spams, sem conotação comercial ou ofensiva) mostrou a importância de ações como as do Núcleo de Conhecimento dedicado ao blog, ação também valorizada pela Diretora da OPAS, em seu discurso final do evento.
 


Autor: Setor de Imprensa
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581