.
 
 
Primeira gravidez das brasileiras ocorre aos 21 anos, diz IBGE
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/08/2015

Primeira gravidez das brasileiras ocorre aos 21 anos, diz IBGE

Pesquisa também retrata que maioria recorre ao parto cesáreo

A primeira gravidez das brasileiras entre 18 e 49 anos ocorre, em média, aos 21 anos, de acordo com dados da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na última sexta-feira (21).

O estudo retrata que mulheres com menor nível de instrução declararam ter tido sua primeira gravidez mais jovens do que as mulheres com maior nível de instrução. Segundo a PNS, a média de primeira gestação entre o grupo sem instrução e ensino fundamental incompleto é de 19 anos de idade. Já entre quem tem o superior completo a média pula para 25 anos.

Das mulheres entre 18 e 49 anos, 69,2% ficaram grávidas alguma vez na vida. Nas regiões Norte e Nordeste, os percentuais ficaram acima da média nacional, 73,6% e 72,9%, respectivamente. Já na região Sudeste, o índice registrado foi de 66,1%.

Em relação ao mesmo grupo etário, entre as mulheres sexualmente ativas e que ainda menstruavam, apenas 61,1% fizeram uso de métodos para evitar a gravidez no período de 12 meses antes da realização da pesquisa. As mulheres brancas e aquelas com maior nível de instrução apresentaram os percentuais mais elevados de utilização de métodos contraceptivos, com 65,8%.

Ainda sobre a vida reprodutiva da mulher, o levantamento registrou que 15,2% declararam ter sofrido algum aborto espontâneo, segundo a PNS 2013. Os maiores percentuais foram registrados nas regiões Nordeste (17,8%) e Norte (18,1%), já o menor foi na região Sul, com 12,7%.

Parto normal x cesárea

Na população de mulheres de 18 a 49 anos, que tiveram último parto entre janeiro de 2012 e julho de 2013, 45,3% deram à luz de maneira natural (parto vaginal). A região Norte, com 59,8%, e a Nordeste com 55,0% ficaram acima da média nacional. A menor porcentagem de parto normal foi observada na região Sudeste, com 37,4%.

A pesquisa ainda mostra que, durante o trabalho de parto vaginal ocorrido em estabelecimento de saúde, 58,0% das gestantes contaram com a presença de acompanhante, sendo o menor percentual observado na região Norte (50,0%) e o maior, na região Sul (77,2%). Entre as mulheres que fizeram parto cesáreo, 53,5% tiveram o parto marcado com antecedência, ainda no período pré-natal.

Sobre a PNS

A PNS é uma pesquisa domiciliar realizada por meio de amostragem. Para realização foram ouvidos cerca de 81 mil domicílios espalhados pelo território brasileiro.


Autor: Redação
Fonte: R7

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581