.
 
 
Parceria entre Moinhos de Vento e terceiro melhor hospital dos EUA completa dois anos
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/08/2015

Parceria entre Moinhos de Vento e terceiro melhor hospital dos EUA completa dois anos

Afiliação aproximou hospital gaúcho de centro de referência mundial.

Nos últimos dois anos, uma iniciativa tem aproximado Brasil e Estados Unidos na área médica. Em 2013, o Hospital Moinhos de Vento afiliou-se ao Johns Hopkins Medicine International, que está entre os três melhores do país norte-americano, de acordo com pesquisa divulgada pela US News & World Report. A parceria possibilitou assistência compartilhada aos pacientes e troca de experiências entre as equipes médicas, além de promover eventos, visitas e programas de aprimoramento.

Para marcar o segundo ano da afiliação, o Hospital Moinhos recebe até o dia 26 de agosto, os especialistas Mark Duncan, Kenneth Cohen e Deirdre Torto da Johns Hopkins para dar continuidade ao projeto do Centro de Oncologia do Moinhos de Vento com o acompanhamento entre as duas instituições. A unidade contará com 10 núcleos de especialidades oncológicas, onde o diferencial será o tratamento multidisciplinar para os pacientes com câncer.

A próxima edição do Grand Round também integrará as atividades. Na ocasião, médicos da Instituição e o professor adjunto de cirurgia e de oncologia da Johns Hopkins, Mark Duncan, abordarão o tema “Atendimento do paciente com câncer do trato gastrointestinal: quando apenas o médico não basta”. A atividade acontece às 12h15 do dia 25 de agosto e terá como enfoque as vantagens do tratamento multidisciplinar. As atividades seguem até o dia 27, com a visita da supervisora das parcerias internacionais do centro, Pamela Paulk.

Qualificar a excelência

De acordo com o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta Torelly, a aproximação das duas instituições tem como foco a qualidade médico-assistencial. “A parceria com a Johns Hopkins vem de encontro com nossa visão que é ser um hospital reconhecido pela excelência na prática e pela geração do conhecimento e da inovação, integrado por uma equipe que trabalha com alto desempenho e humanismo,” salienta.

Um dos programas criados a partir da afiliação foi o Double Medical Care. Através dele, pacientes são encaminhados para avaliação e tratamento na sede do Johns Hopkins, em Baltimore, que oferece tecnologias avançadas e equipes especializadas. Ao mesmo tempo, há o contato direto com os médicos assistentes em Porto Alegre. Durante todo o processo, que contempla desde o preenchimento dos formulários até as consultas médicas, o paciente é acompanhado por intérpretes.

Os diferenciais do programa atraíram as atenções da Feira + Fórum Hospitalar 2015, realizado em maio. Considerado o maior evento do setor de saúde das Américas, o encontro contou com representantes dos dois hospitais, que falaram sobre a iniciativa e suas vantagens.

“Esse projeto oportuniza que o médico e o paciente deem seguimento ao tratamento avançado, reforçando o vínculo médico”, destaca o superintendente médico do Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi. “A busca pela melhor opção terapêutica não deve respeitar fronteiras. O mundo globalizado democratizou a informação, e o Moinhos de Vento reconheceu a importância da afiliação com a JHI, buscando reafirmar este conceito.”

Troca de conhecimento e eventos

Com a parceria entre Moinhos de Vento e Johns Hopkins, Porto Alegre ganhou um evento de classe mundial na área de saúde. Trata-se do Simpósio Fronteiras da Medicina, cuja primeira edição ocorreu em março deste ano. Diferentes práticas e abordagens em câncer de mama, AVC em mulheres, terapia imunobiológica, câncer urológico e insuficiência cardíaca foram alguns dos assuntos debatidos no encontro.

Com a presença de profissionais de referência nacional e internacional, outro evento periódico também foi criado, resultado da parceria entre os dois hospitais. Trata-se do Grand Round, ciclo de palestras para troca de conhecimento em medicina e demais áreas da saúde. Em encontros mensais, a iniciativa discute temas que unem conhecimento científico de ponta e sua aplicabilidade prática no cuidado aos pacientes.


Autor: Andressa Dorneles
Fonte: Critério

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581