.
 
 
Mães e bebês do Morro Santana recebem espaço de amamentação
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/08/2015

Mães e bebês do Morro Santana recebem espaço de amamentação

Proposta é melhorar os indicadores de saúde e promover a qualidade de vida

Um ambiente temático confortável e acolhedor, onde as mães recebem atenção e escuta qualificada de profissionais da saúde, além de orientações para fortalecer o vínculo com o bebê e a prática do aleitamento. Com o Espaço Aconchego Mãe-bebê, entregue à comunidade do Morro Santana nesta quarta-feira, 26, a proposta é melhorar os indicadores de saúde, promover a qualidade de vida e reduzir o adoecimento e a mortalidade materna e infantil.

Reicla Santos, mãe de Ruan, 6 meses, foi a primeira a utilizar o espaço, após a inauguração, e relatou a experiência na amamentação. “Não tive dificuldades, nem problemas como dor ou rachaduras. Sempre fui tranquila, achava que tudo daria certo e que conseguiria amamentar”, contou. Passado o tempo da licença maternidade, o mais complicado tem sido conciliar o retorno ao trabalho. A solução foi contar com o apoio da família e horários flexíveis na empresa. Eventualmente, Reicla consegue trabalhar de casa, o que auxilia na atenção com Ruan, que agora já está na fase de comer as primeiras frutas.

Presente ao evento, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, falou da importância da figura do pai durante o pré-natal e na amamentação. “Neste espaço de aconchego, é importante a presença do pai e da família, que muitas vezes dá o suporte para que essa fase transcorra com tranquilidade”, disse. Ritter avalia que o resultado de uma boa amamentação começa na primeira consulta do pré-natal. “A mãe precisa sentir-se acolhida, principalmente quando é o primeiro filho. Carinho, afeto e o vínculo que se forma entre mãe e bebê na amamentação não se medem com números e a atenção básica tem sido protagonista nessa humanização”, comentou o secretário.

Desenvolvido pela área técnica de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o projeto envolve as equipes da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, acompanhadas por tutor do Grupo de Trabalho em Humanização, em uma perspectiva de abordagem integral, acolhedora, resolutiva e humanizada. “Este espaço é para todos, para o trabalhador de saúde e a população, um local que deve ser cuidado, assim como cuidamos da saúde, para que seja uma ferramenta que melhore a qualidade de vida dos bebês e das famílias e os indicadores de saúde”, afirmou a coordenadora da área técnica de Nutrição, Carmen Lucia Stein.

“Em 2003, quando foi inaugurada, a unidade Morro Santana já tinha a amamentação como uma das prioridades”, afirmou a gerente distrital da região Leste-Nordeste, Wanize Wilde Janke. “Mais do que constituir um espaço físico de incentivo ao aleitamento, é importante reforçar o apoio para que as equipes estejam sensibilizadas na temática do aleitamento materno”, avalia, destacando que a decisão de amamentar ou não é da mãe, mas o papel de orientar e incentivar é do trabalhador de saúde.

Participaram ainda a coordenadora da unidade, Lilia Silva Paz, a enfermeira e apoiadora do Imesf, Kelly Silva de Carvalho, a representante do Conselho Municipal de Saúde na região, Maria Encarnacion Ortega, a enfermeira Maria Rejane Seibel, primeira coordenadora da unidade, funcionários e integrantes da comunidade.

Exposição – Para marcar a inauguração do Espaço Aconchego, a unidade de saúde Morro Santana está com a mostra Amamentar e trabalhar: podemos conseguir, inaugurada no início de setembro, pela Semana Mundial do Aleitamento Materno. São imagens de 14 mulheres dispostas em sete painéis, com depoimentos que registram a experiências de cada uma na amamentação.


Autor: Vanessa Oppelt Conte
Fonte: SMS
Autor da Foto: Betina Carcuchinski

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581