.
 
 
Saúde Perto de Você
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/11/2008

Saúde Perto de Você

Projeto de Prevenção da Violência terá ações em 23 municípios até o final do ano

O Projeto de Prevenção da Violência (PPV), desenvolvido pelo governo do Estado a partir da análise das ocorrências criminais no Rio Grande do Sul, já conta com a participação de 18 municípios. A meta é capacitar profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e segurança, para reduzir em 15% os índices de violência nas localidades participantes. Em apoio às ações, o governo liberou R$ 4,1 milhões ao projeto, que faz parte do Programa Estruturante Saúde Perto de Você, lançado nesta quarta-feira (5) pela governadora Yeda Crusius.

Durante a solenidade, Yeda destacou a ampliação das equipes de saúde para ajudar a entender como nasce e se reproduz a violência no Estado. "O governo vai capitanear uma série de secretarias, no sentindo de prevenir a continuidade da violência e sua reprodução em níveis cada vez mais crescentes", afirmou. A governadora disse ainda que violência se reproduz em condições como péssima moradia e ressaltou que a Secretaria da Habitação já construiu mais de 3 mil casas nos últimos anos.

Até o momento, foram capacitadas 960 pessoas para o programa em dez municípios. Em Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Alvorada e Novo Hamburgo, houve redução da criminalidade em bairros e áreas antes considerados violentos. A partir da capacitação, o projeto busca conhecer as potencialidades e fragilidades da rede de serviços, para depois habilitar e qualificar profissionais para construção e execução de ações que visem a diminuir os níveis de violência. Há também uma política específica para o enfrentamento da epidemia do crack. A meta, até 2010, é a participação de 50 municípios.

Mais cinco municípios devem se juntar ao projeto até o final do ano, e a expectativa é de que 27 localidades venham a aderir ao PPV em 2009. Já fazem parte do projeto Santa Cruz do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Alvorada, Novo Hamburgo, Canoas, Torres, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Carazinho, Santana do Livramento, Taquara, Montenegro, Camaquã, Santiago, Porto Alegre, Caxias do Sul e Rio Grande.

O governo também vai intensificar ações para ampliar as equipes do programa Saúde da Família e de visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM). No setor cultural, a meta é promover sessões de cinema, postos de leitura e oficinas artísticas, além de abrir escolas nos finais de semana e oferecer cursos de formação profissional. Em Alvorada, que aderiu ao PPV em fevereiro de 2007, o bairro Umbu aumentou para quatro as equipes de Saúde da Família após a implementação do projeto, além de ter 14 visitadores do PIM e três Centros de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas.


Autor:
Fonte: Governo do Estado do RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581