Uma nova ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuará diretamente nos serviços de saúde da Capital para auxiliar usuários e funcionários da rede. É a Ouvidoria Itinerante, estratégia que vai até o cidadão para acolher as demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira ação começa nesta quarta-feira, 16, nas farmácias distritais Santa Marta e IAPI, e deve durar 15 dias. A ideia é auxiliar no esclarecimento dos cidadãos de outros municípios quanto às novas regras para distribuição de medicamentos, que fica restrita a pacientes moradores de Porto Alegre a partir de 1º de outubro, com a apresentação do cartão SUS - conforme Instrução Normativa 11/2015, da SMS.
Para a coordenadora da Ouvidoria da Saúde, Carmen Jasper, a proposta é não esperar mais apenas que o usuário se dirija até o local para fazer queixas, sugestões ou elogios. “A postura deve ser outra, indo até o usuário do SUS para saber a realidade sobre os serviços ofertados”, explica. “Dessa forma, a Ouvidoria Itinerante está relacionada com o deslocamento nos territórios para proporcionar o fortalecimento do acesso, ampliando a relação entre o cidadão e a gestão municipal do SUS”, completa Carmen.
O trabalho terá início na Farmácia Distrital Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro), das 9h às 13h, e continua na Farmácia Distrital do IAPI (rua Três de Abril, 90, Passo d'Areia), das 13h às 17h. A iniciativa é incentivada pelo Grupo de Trabalho para Redução da Violência, instituído no âmbito da SMS. Toda reclamação que fizer referência a uma situação de violência será gerada em um código específico, para facilitar o mapeamento dos problemas e regiões nas quais ocorrem, com o objetivo de propor ações com funcionários e usuários.