.
 
 
Porto Alegre imuniza 64.704 crianças contra poliomielite
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/09/2015

Porto Alegre imuniza 64.704 crianças contra poliomielite

Períododa campanha também marcou a estratégia de atualização da caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos

A campanha de vacinação contra a poliomielite na Capital foi encerrada no dia 4, com 64.704 crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos imunizadas, o que corresponde a 84,96% de cobertura vacinal. O período também marcou a estratégia de atualização da caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos. Mais de 68% das crianças que foram levadas às unidades para imunização atualizaram alguma vacina do calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunizações.

A coordenadora do Núcleo de Imunizações da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Patrícia Wiederkehr, salienta a preocupação em relação ao percentual de crianças com atraso nas cadernetas de vacinação, enfatizando que somente o esquema vacinal completo de cada vacina garante a proteção adequada. Com a multivacinação, foi alcançada a meta de vacinação contra Influenza, com alcance de 82% de cobertura vacinal na população-alvo de crianças entre seis meses e menores de cinco anos. A meta era imunizar 80% da faixa etária.

Vacina HPV - A partir de setembro, a SMS inicia a segunda etapa da vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A estratégia de implantação da vacina HPV, que teve início em 2014, oferece a continuação do esquema para todas as meninas entre nove e 11 anos. No Brasil, o esquema adotado é o estendido, com três doses (zero, seis e 60 meses). A primeira dose foi oferecida a partir de março de 2015 e, a partir de setembro, é importante que seja realizada a segunda dose. Também está sendo realizada a segunda dose para as adolescentes entre 11 e 13 anos que fizeram a primeira dose da vacina em 2014, mas ainda não receberam a segunda dose. A vacina já pode ser feita na rede municipal, e o prazo se estende até o final de dezembro. A orientação é de que pais ou responsáveis procurem a unidade de saúde ou a direção da escola, uma vez que, dependendo da logística dos serviços, a vacina poderá ser realizada tanto nas escolas quanto nas unidades de saúde.

Na primeira etapa da vacinação deste ano, 13.403 meninas entre 9 e 11 anos foram imunizadas com a primeira dose da vacina em Porto Alegre. O número corresponde a 47,38% de cobertura vacinal. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar no mínimo 80% da população alvo que no município é de 28.291 meninas nessa faixa etária.

A partir de 2016, a primeira dose da vacina estará disponível apenas para as meninas de nove anos, e não haverá mais a possibilidade de garantir a vacina para outras idades. Fora dessa faixa etária, a vacinação somente poderá ser feita na rede privada, com custo superior a R$ 300 por dose. Para garantir a proteção contra o câncer do colo de útero, devem ser feitas três doses da vacina.

É importante levar a carteira de vacinação ou a caderneta da adolescente para que seja realizado o registro da dose e determinado o prazo para aplicação da próxima dose.

Carta à população - Numa iniciativa conjunta, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) emitiram Carta Aberta à População, distribuída em todo o país para reforçar a importância da vacina contra o HPV e esclarecer dúvidas de pais, responsáveis e profissionais de saúde.


Autor: Patrícia Coelho
Fonte: SMS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581