.
 
 
Saúde apresenta o Telemedicina
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/11/2008

Saúde apresenta o Telemedicina

Serviço é especializado em urgências cardiológicas

A solenidade de lançamento do Programa Estruturante Saúde Mais Perto de Você, realizado nesta quarta-feira, 5, em Porto Alegre, demonstrou, pela primeira vez, como irá funcionar o atendimento on line do Telemedicina. Através de telão, os convidados puderam acompanhar a simulação de atendimento a um paciente de Porto Lucena, submetido a um eletrocardiograma de urgência.  Detalhe: o paciente estava a mais de 500km de distância do local do evento, e teve seu exame imediatamente interpretado pelo médico do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, Adolfo Sparemberg, que coordena o projeto. O ato marcou o início do atendimento digital à distância e em rede na área da saúde pública.

Criado pela SES e o Instituto de Cardiologia do RS, em parceria com o Hospital de Cardiologia de Rio Grande, o projeto vai atender, à distância, pacientes com diagnóstico de infarto agudo e outras emergências cardiovasculares em localidades de difícil acesso, no interior do Estado, e que não dispõem de serviços de urgência. Inicialmente, onze municípios estão envolvidos no projeto. São eles: Alecrim, Cândido Godói, Porto Lucena, São José do Inhacorá, Tucunduva, Santa Rosa, Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Tavares. 

O projeto está em fase final de implantação. Os municípios já receberam computadores e equipamentos necessários ao diagnóstico especializado. Técnicos, enfermeiros e médicos estão sendo capacitados para operá-los, e orientados sobre como discutir o diagnóstico e realizar o tratamento com imagens via internet com o especialista de plantão 24h, no Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre ou em Rio Grande.

Através do Telecardiologia, os profissionais poderão atender o paciente realizando eletrocardiogramas digitais, videoconferência médica, prestando consultoria e orientação terapêutica cardiológica, para a segunda opinião especializada e tratamento farmacológico (uso de trombolítico, medicamento que desobstrui as artérias) do Infarto Agudo do Miocárdio no local do atendimento. Além disso, está sendo estruturado um sistema de remoção de pacientes graves para centros médicos especializados, através do Salvar/Samu (remoção em UTIs móveis disponíveis 24 horas por dia) da Secretaria Estadual de Saúde. Os hospitais de Cardiologia de Rio Grande e o São Vicente de Paulo de Passo Fundo receberão os pacientes para atender e dar sequência ao atendimento de urgência, sempre que for necessário.

Com isso, o Rio Grande do Sul dará início ao processo de integração digital das instituições gaúchas e à população, a garantia de sobrevida, diminuição de mortalidade, redução das complicações futuras e inúmeras enfermidades, trazendo cada vez mais qualidade de vida aos gaúchos e atendimento público de primeiro mundo.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581