.
 
 
Prefeitura de Porto Alegre lança Boletim Epidemiológico com dados do trânsito
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/09/2015

Prefeitura de Porto Alegre lança Boletim Epidemiológico com dados do trânsito

Documento traz dados estatísticos e análise dos fatores, das condutas de risco dos acidentes de trânsito ocorridos na Capital entre 2012 e 2014

A Prefeitura de Porto Alegre lança nesta terça-feira, 22, o Boletim Epidemiológico do Projeto Vida no Trânsito. O documento traz dados estatísticos e análise dos fatores, das condutas de risco dos acidentes de trânsito ocorridos na Capital entre 2012 e 2014. O ato de lançamento será a partir das 10h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico), com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, além de técnicos da prefeitura que elaboraram o Boletim Epidemiológico e convidados.

Acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte e incapacidade nas grandes cidades. Em Porto Alegre, correspondem à segunda causa de mortalidade por causas externas - que englobam acidentes e violências - e a primeira causa de internação hospitalar em hospitais de urgência e emergência. A publicação lançada pela prefeitura é resultado do trabalho desenvolvido desde 2011 pelo Projeto Vida no Trânsito, por meio do Comitê Institucional composto por técnicos das áreas da Saúde, Trânsito e Educação do município, além de instituições parceiras.

A obra traz à tona dados e análise de 64.040 acidentes em vias da cidade, nos quais 21.836 tiveram vítimas e 363 resultaram em mortes. Do total de 373 pessoas mortas, a maioria, 146, era pedestre e 127 eram motociclistas. A análise do trabalho indica que as principais condutas e fatores de risco em Porto Alegre consistem em velocidade excessiva e inadequada e associação de ingestão de bebida alcoólica e direção, com maior ocorrência à noite e madrugada e finais de semana.

O Projeto Vida no Trânsito, por isso, tem como objetivo o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio de qualificação das informações, planejamento, monitoramento e avaliação das intervenções voltadas prioritariamente a esses dois fatores de risco.

Histórico - Em 2011, teve início em Porto Alegre a integração das informações de acidentes de trânsito provenientes dos bancos de dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de conhecer os acidentes graves e fatais ocorridos no trânsito do município. O território definido para o projeto incluiu vias urbanas de Porto Alegre, cuja competência de atuação é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A partir da integração dos bancos de dados, que resultou na constituição de um banco de acidentes de trânsito mais robusto e confiável, foi iniciada a análise individual de cada registro de acidente de trânsito com óbito.

O projeto Vida no Trânsito em Porto Alegre tem por objetivo oferecer conhecimento mais aprofundado das causas e dos envolvidos nos acidentes, indicando abordagem de solução de problemas de segurança viária a partir dos dados obtidos nas cenas dos acidentes. Capacitação de agentes de trânsito e dos serviços de saúde que atendem na via, indicação de limite máximo de velocidade em determinadas vias, incremento da fiscalização são algumas das medidas indicativas do estudo.


Autor: Patrícia Coelho
Fonte: PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581