.
 
 
Iquego produzirá antirretrovirais, saneantes, medicamentos de combate à tuberculose e ao tabagismo
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/09/2015

Iquego produzirá antirretrovirais, saneantes, medicamentos de combate à tuberculose e ao tabagismo

Acordo firmado com as multinacionais Rusan Pharma e Steri-7 dinamizará o atendimento aos principais programas de saúde do SUS

A Iquego, em parceria com a empresa indiana Rusan Pharma, irá produzir em seu parque fabril medicamentos antirretrovirais e de combate ao tabagismo (adesivos de nicotiba e Cloridrato de Bupropiona) e à tuberculose. Com a iniciativa, o laboratório ampliará o atendimento aos principais programas de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Resultado de um acordo com a britânica Steri-7, a empresa também irá importar e produzir saneantes. Na avaliação da Presidente Andréa Vecci, "um grande avanço no controle sanitário" no Brasil.

A solenidade de formalização dos contratos aconteceu na quarta-feira (23), com a presença do Governador Marconi Perillo, do Coordenador de Assuntos Regulatórios do Ministério da Saúde, Joselito Pedrosa, representando o ministro Arthur Chioro, e dos diretores Rusan Farma, Navin Saxena e Smita Holey, e da Steri-7, Nicholas David Ogle.

"Estamos vivendo um dia histórico", destacou o governador, ao reconhecer a importância das parcerias, baseadas no modelo de Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDP’s). "Vamos transformar a Iquego numa empresa lucrativa e viável economicamente. A Iquego já está dando resposta a esses estímulos e, logo, se transformará numa referência e vitrine para os goianos", completou.

"Nós estamos falando do papel constitucional de um laboratório público, que é ser um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Estamos agora firmando esta parceria para absorver essa tecnologia de ponta. Isso vai trazer ainda mais qualidade para os programas de saúde no Brasil e também mais ganho para o custo geral do SUS", explicou Andréa Vecci, Presidente da Iquego.

Para Joselito Pedrosa, o estado tem se destacado como referência no segmento farmacêutico. "E, ao perceber esse fato, o Ministério da Saúde vem se aproximando de Goiás para apoiá-lo fortemente. As parcerias firmadas hoje são uma vitória. Coloco o Ministério da Saúde à disposição de Goiás", afirmou.

Parcerias:

Todos os contratos têm duração de 5 anos. Nos primeiros dois anos, a Iquego importará os produtos para distribuição no mercado brasileiro e, após esse período, iniciará o processo de internalização da tecnologia para produção em seu parque fabril. O procedimento segue o mesmo protocolo utilizado na parceria com a empresa taiwanesa HMD Biomedical para a produção de glicosímetros. A receita estimada com os acordos é de R$ 65 milhões por ano.

Sobre a Iquego:

A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) é uma empresa de capital misto e um dos 20 laboratórios públicos do Brasil, o único localizado na região Centro-Oeste. Seu principal objetivo é prover o Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos essenciais à atenção básica de saúde, como os destinados ao tratamento da AIDS, tuberculose, hanseníase, aparelho digestivo, hipertensão arterial, diabetes, quimioterápicos e antibióticos. Possui um parque industrial com 40.615,22 m², sendo 15.024,29 m² de área construída e capacidade produtiva mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano.


Autor: Redação
Fonte: Race

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581