
No dia 1º de outubro, comemora-se mundialmente o Dia do Idoso. No Brasil, com o constante aumento da expectativa de vida, o perfil dos idosos aqui residentes tem se modificado. A terceira idade não está mais interessada apenas em descansar e aproveitar seus últimos momentos de forma tranquila. Para eles, o início da velhice é mais uma fase de suas trajetórias de vida, em que o fato de não possuírem mais dependentes nem vínculos de trabalho acaba se revelando uma enorme libertação: é hora de se permitir viver tudo aquilo que sempre desejaram.
O Residencial Santa Catarina, pertencente à Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), leva em consideração essa mudança de perfil para oferecer aos idosos que acomoda um atendimento muito prazeroso. Lá, a terceira idade pode se divertir em aulas de dança, passeios culturais, banhos de piscina e salão de jogos, entre outros. Além de desfrutar da liberdade da acomodação individual em apartamentos amplamente equipados, que permite que recebam visitas de amigos e familiares, os idosos também podem sair e passear à vontade – caso não possuam limitações de saúde.
O estabelecimento é de alto padrão e tem todo seu superávit revertido à manutenção da área de Assistência Social da ACSC, que tem entre suas Casas o Lar Madre Regina, que, por sua vez, abriga idosos em situação de risco e vulnerabilidade social. A terceira idade do Lar Madre Regina é atendida com a mesma preocupação de transformar essa fase da vida em um prazeroso tempo de libertação, aprendizado e crescimento pessoal.